30 MAI 2020
Até as 11h da manhã de hoje (30), o número de mortes em decorrência da covid-19 soma 305 - 37 casos a mais dos divulgados ontem (29), sendo 11 ocorridos nas últimas 24 horas, segundo o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, em entrevista coletiva.
O boletim epidemiológico indica a notificação de 14.172 considerados suspeitos (menos 734 em relação ao último boletim); 7.402 casos confirmados, 939 a mais do que os casos apresentados ontem; 1.824 recuperados.
Diante do cenário preocupante, o secretário atentou:
- As medidas de proteção são a maneira de proteger a vida e, com isso, fazer valer os decretos, perseguir a meta de redução do contágio e conseguir vislumbrar a retomada das atividades com segurança.
Jovens infectados
Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi alertou para a maior incidência da doença entre os jovens, que são potenciais transmissores para a faixa etária que tem ido a óbito, composta pelo idosos.
Chamou atenção:
- Acreditamos que estamos apenas no início da subida da curva. Os números são cada vez mais preocupantes, mas também refletem a aceleração do diagnóstico do Lacen e da parceria com o Instituto de Medicina Tropical da UFRN, que se somam com os testes rápidos dos municípios.
Autor(a): Eliana Lima