Cidade

Mossoró: Núcleo de Equoterapia do Semiárido será lançado nesta sexta

19 MAI 2023

Foto: Divulgação

O Núcleo de Equoterapia do Semiárido (Nesa) será lançado nesta sexta-feira (19), às 15h, no Auditório Amancio Ramalho da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O projeto, financiado com uma emenda de R$ 1,1 milhão do deputado federal General Girão (PL-RN), representa um importante avanço para Mossoró e região Oeste. O Núcleo tem como objetivo principal proporcionar atendimento gratuito por meio da equoterapia e introduzir o hipismo como modalidade esportiva no campus da universidade.

O projeto será pioneiro na região de Mossoró, sendo o primeiro centro de equoterapia e hipismo em uma instituição pública. Atualmente, o estado conta apenas com um centro de equoterapia, localizado em Natal, cujo atendimento é privado. Com a inauguração na Ufersa, a terapia assistida por cavalos será acessível a um número maior de pessoas, especialmente àquelas que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um tratamento privado.

O projeto tem um forte apelo social, pois além de oferecer a equoterapia para pessoas com deficiência, também contempla crianças com autismo. A equoterapia tem se mostrado especialmente benéfica para crianças com autismo, auxiliando no desenvolvimento de habilidades sociais, na comunicação e no controle emocional.

O deputado federal General Girão (PL-RN) destaca que a inclusão é uma das bandeiras de luta de seu mandato. Ao destinar uma emenda significativa para a criação do Centro de Equoterapia, o deputado reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e o acesso a tratamentos e atividades terapêuticas para pessoas com deficiência. 

"Nosso mandato sempre teve uma atenção especial para a saúde. Em relação à equoterapia, fomos pioneiros em trazer capacitação aos profissionais. Graças a essa parceria com a Ufersa estamos expandindo mais uma ação em prol das pessoas com deficiência. É só o início. Faremos muito mais", afirmou Girão.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico reconhecido internacionalmente que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e desenvolvimento de pessoas com deficiência física, mental ou emocional. Os benefícios da equoterapia são amplamente reconhecidos, pois os movimentos tridimensionais do cavalo estimulam o corpo e o sistema nervoso, promovendo o fortalecimento muscular, a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e da autoconfiança dos praticantes.

Autor(a): Redação



últimas notícias