Política

MPRN faz novas recomendações para campanha de vacinação no estado

22 JAN 2021

Foto: LAIS/UFRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) jogou novas recomendações de protocolos para serem seguida durante a campanha de vacinação contra covid-19 em mais cinco prefeituras potiguares: Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Caicó, Pau dos Ferros e Água Nova.

Agora, são 18 municípios que receberam o documento ministerial para que reforcem a responsabilidade e organizem o suporte logístico para a retirada das vacinas nas centrais regionais ou estadual, a depender do fluxo estabelecido, bem como distribuição oportuna dos imunobiológicos a todos os postos de vacinação. 

Diz que para o transporte, "é preferencial que o veículo seja refrigerado e equipado com caixas térmicas devidamente ambientadas com bobinas de gelo reutilizáveis e com controle de temperatura por meio de termômetro acoplado".
 
A partir daí, identifiquem o "quantitativo e as condições de funcionamento das salas de vacina e postos de vacinação existentes em seu território, procedendo com a devida atualização das unidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)".

Os primeiros municípios a receber recomendações foram Rio do Fogo, Touros, Upanema, Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá, Parnamirim, Encanto, Rafael Fernandes, Francisco Dantas, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste e São Miguel do Gostoso.

Mais

As prefeituras devem disponibilizar "caixas térmicas em condições de uso para as salas de vacina, as ações extramuros das unidades de saúde, e o transporte das vacinas das centrais regionais ao município; e câmaras frias ou geladeiras domésticas na central municipal de rede de frio para situações de necessidade de remanejamento de imunobiológicos por problemas técnicos em outros equipamentos".
 
Entre outras demandas, como o número de "profissionais de saúde disponíveis para realização da vacinação; estruturar as equipes de saúde da família (para realização de mapeamento da população, por área, que se enquadra nos grupos prioritários, assim como para a organização de estratégias de busca ativa e monitoramento); e afixar avisos nos serviços de saúde e dependências da Secretaria Municipal de Saúde sobre como se dará o processo de vacinação são outras medidas elencadas na recomendação ministerial". 

Vacinação

Os Municípios devem priorizar a iunização dos profissionais de saúde e idosos institucionalizados nas próprias unidades a que estão vinculados, para evitar deslocamentos até as salas de vacinas.
 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias