Cultura

Museu da Língua Portuguesa reabre após seis anos do incêndio que destruiu exposição de Câmara Cascudo

17 JUL 2021

Foto: Fotos Públicas

No dia 21 de dezembro de 2015 um incêndio destruiu parte do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e com as chamas o material da exposição "Câmara Cascudo - O Tempo e eu (e vc)", produzido por Gustavo Wanderley, da Casa da Ribeira, localizado em Natal.

O material expositivo era cenográfico e o acervo original de Cascudo continua salvo no Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo. 

Quase seis anos depois, o museu reabre as portas no dia 31, na histórica Estação da Luz, capital paulista.

A estrutura teve que ser completamente reformada. Além do conteúdo das exposições, que foi revisto e ampliado, o prédio contará com um novo terraço, com vista para o Jardim da Luz e a torre do relógio, e instalações de reforço da segurança contra incêndio, informa a Agência Brasil, que continua:

A inauguração terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do museu. O acesso ao público seguirá as restrições das medidas de prevenção contra a covid-19. Por isso, será possível adquirir o ingresso apenas pela internet, com dia e hora marcados. Quarenta pessoas vão poder entrar no museu a cada 45 minutos. Além disso, cada visitante receberá um chaveiro touchscreen para que não seja necessário tocar nas telas interativas. 

O museu foi reconstruído por iniciativa do governo do estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A gestão é feita pela organização social ID Brasil Cultura, Educação e Esporte. Foram investidos R$ 85,8 milhões, sendo parte da iniciativa privada via lei federal de incentivo à cultura e da indenização do seguro contra incêndio.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias