29 FEV 2024
Usando uma camisa guayabera, vestimenta preferida de Fidel Castro que se tornou traje oficial em Cuba, Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, paradisíaco arquipélago do Caribe, recebeu na tarde desta quinta (29) o presidente Lula da Silva (PT).
Socialista tal Lula, Gonsalves é o mais longo chefe de governo desde que São Vicente e Granadinas se tornaram independentes da Grã-Bretanha em 1979. Em 1981, ocorreram grandes manifestações contra o governo, diante da grave crise econômica e social, com estopim devido ao projeto de lei que previa a pena de prisão por qualquer “ato que tivesse efeito adverso sobre o processo democrático”. Ah, a democracia relativa.
Tornou-se primeiro-ministro depois que seu partido ganhou um governo majoritário nas eleições gerais de 2001. Foi o primeiro primeiro-ministro da recém-construída ULP, fusão do Partido Trabalhista de São Vicente e Granadinas e do Movimento pela Unidade Nacional.
Em agosto de 2021, ele foi atacado durante protesto contra máscaras e a vacinação obrigatória de covid-19. Atingido por um projétil perto da entrada do Parlamento, sofreu ferimentos visíveis na cabeça.
Em maio de 2022, Ralph Gonsalves foi condecorado com a Ordem Nacional José Martí, a mais alta dada por Cuba, pelo ditador cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez, pela sua “contribuição para o aprofundamento dos laços de amizade, fraternidade e cooperação entre os dois países”.
Autor(a): BZN