Saúde

Natal é o 5º município que mais avança em vacinação contra covid

23 JUN 2021

Foto: Joana Lima

Natal está entre as capitais do Brasil que mais avança na vacinação contra a covid-19, em relação à faixa etária dos vacinados. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), a capital potiguar ocupa a quinta posição no Nordeste e a oitava em nível nacional. Até esta terça-feira (22), Natal já tinha ultrapassado a marca de 435 mil vacinas aplicadas. Atualmente, a cidade vacina os que têm 47 anos ou mais, sem comorbidades.

Em nível regional, os natalenses estão à frente de Salvador, João Pessoa, Maceió e Teresina. Natal supera, em relação à idade dos vacinados, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (Confira quadro abaixo).

A vacinação em Natal avança com rapidez, graças à grande estrutura montada pela Prefeitura. Além dos seis pontos de drive da cidade, a população tem 35 unidades básicas de saúde para buscar o imunizante. Para os profissionais da educação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal)  disponibiliza o Palácio dos Esportes e mais dois pontos exclusivos: o ginásio do colégio Expansivo, na Zona Norte (Rua Wiliam Marinho de Leiros, 50 - Pajuçara); e o ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim (R. Olinto Meira, 1076. Alecrim). Os locais funcionam diariamente das 08h às 16h, inclusive aos domingos.

“Natal vai vencer a covid-19. Estamos trabalhando com muito afinco e, à medida que as vacinas chegam, elas são aplicadas na população. Temos uma das melhores estruturas do país montadas para vacinar contra o coronavírus”, frisou o prefeito Álvaro Dias.

Com esse “esforço de guerra”, a capital potiguar tem condições de distribuir, rápida e eficientemente, todas as doses de vacina que recebe. Além disso, a partir da liberação do uso de 50% das vacinas fora das prioridades por comorbidades, a fila das idades avançou, levando à população ainda mais esperança na imunização completa da cidade em pouco tempo.

Natal vem se esforçando para manter o calendário de vacinação contra a covid-19, apesar da escassez de imunizantes. Nesta terça (22), cinco capitais suspenderam suas campanhas vacinais por conta do problema — Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa, com a primeira dose, e São Paulo, a aplicação das duas doses.

Vacinação por faixa etária nas capitais brasileiras

 

 

Capital                Idade

 

Palmas                 58

 

Belo Horizonte       56

 

Teresina                55

 

Boa Vista               53

 

Cuiabá                   53

 

Curitiba                  52

 

Florianópolis            51

 

Maceió                    51

 

Porto Alegre            51

 

São Paulo                51

 

Goiânia                   50

 

Porto Velho             50

 

Vitória                    50

 

Brasília                   49

 

Campo Grande        49

 

João Pessoa            48

 

Macapá                  48

 

Salvador                      48

 

Rio de Janeiro            48

 

Rio de Janeiro         47

 

Natal              47

 

Belém                    46

 

Recife                    43

 

Rio Branco              40

 

Aracaju                  39

 

Manaus                  37

 

São Luís                 22

 

Fortaleza*                -

*A capital do Ceará adota um sistema de chamamento dos cidadãos por lista divulgada em seus canais oficiais

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias