10 JUL 2025
Natal tornou-se a primeira capital do Brasil a instituir um setor exclusivo voltado à proteção dos direitos do consumidor na área da saúde. O “Procon Saúde” foi oficialmente lançado pela Prefeitura nesta semana e será coordenado pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal).
A iniciativa busca atender uma demanda crescente da população relacionada a irregularidades em atendimentos médicos, planos de saúde, cobranças indevidas, cancelamentos unilaterais de contratos e recusa na entrega de medicamentos. O novo setor atuará de forma especializada, promovendo orientação, mediação de conflitos e acolhimento de denúncias.
Para o prefeito Paulinho Freire, a criação do Procon Saúde reforça o protagonismo da capital potiguar na defesa do consumidor. “Natal assume mais uma vez um papel de protagonismo nacional. Estamos criando um modelo que vai ajudar os natalenses a resolverem de maneira justa e eficaz os problemas com serviços de saúde e que certamente será inspiração para outras cidades do país”, declarou.
A diretora-geral do Procon Natal, Dina Pérez, destacou que a nova estrutura atende a uma das áreas mais sensíveis da vida do cidadão: o acesso à saúde. “Estamos preparados para acolher denúncias, orientar os consumidores e garantir que seus direitos sejam respeitados. Qualquer pessoa que se sentir lesada por seu plano ou por atendimentos de saúde pode e deve nos procurar.”
O atendimento do Procon Saúde está disponível na sede do Procon Natal, e também por meio do telefone/WhatsApp (84) 3232-6189, do e-mail institucional procon.natal.rn.gov.br e do Portal Digital da Prefeitura.
Autor(a): BZN