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Natal Pensando Moda põe em evidência moda potiguar autoral e com propósito

13 NOV 2023

Foto: Agência Sebrae

Após uma pausa, o projeto Natal Pensando Moda retornou na sua quarta versão mais atual do que nunca para novamente mostrar toda a potência da criatividade e do talento dos estilistas locais, e demonstrar porque ainda é uma das iniciativas mais bem sucedidas do Sebrae no Rio Grande do Norte, que arranca aplausos do público e tem sido aclamado pela mídia especializada no segmento fashion dentro e, notadamente, fora do RN. As 14 empresas participantes desta quarta edição revelaram ao público o resultado das inspirações criativas para a moda em grande estilo.

O lançamento das coleções do projeto ocorreu nessa quinta-feira (9), resgatando os primórdios Natal Pensando Moda, que estreou no bairro histórico da Ribeira, mais especificamente no Teatro Alberto Maranhão. Novamente tendo como cenário a mesma região portuária da capital potiguar, a passarela foi montada no Museu da Rampa, onde há 78 anos protagonizou o histórico encontro entre Getúlio Vargas e o presidente norte-americano Roosevelt. O projeto voltou às origens não apenas por esse aspecto, mas também na abordagem.

O que se viu de comum nas coleções que desfilaram durante o evento – concorrido e bem prestigiado, vale frisar – foi o elemento local, o legítimo DNA potiguar, traduzidos nas peças. Ora pela utilização de manualidades clássicas do artesanato do RN, como o bordado e o fuxico, ora na parte de estamparia, retomando os elementos mais significativos da nossa iconografia. As coleções provaram que definitivamente o Rio Grande do Norte está na moda.

“Foi uma jornada muito rica estar aqui, com a humildade dos empresários ao quererem ouvir os inputs que tinha para passar e perceber o que cada uma dessas empresas tinha de melhor para enaltecer o trabalho deles. O projeto Natal Pensando Moda mostra para todo mundo – isso vai reverberar para o Brasil inteiro – como a moda do Rio Grande do Norte é importante. Ela tem o valor e tem características próprias, específicas, únicas e especiais, porque só o estado tem”, enaltece Alexandre Herchcovitch, que veio a Natal especialmente para o evento de lançamento das coleções, referindo-se à especificidade da moda potiguar. Um aval significativo, vindo de um estilista, que figura na lista dos 50 brasileiros mais estilosos da moda.

Herchcovitch abraçou a proposta e cumpriu bem a missão de suceder a Ronaldo Fraga, estilista mineiro pioneiro do projeto e que imprimiu a sua assinatura, responsável pela construção da reputação do Natal Pensando Moda Brasil afora nas três primeiras versões do projeto.

Durante os últimos quatro meses, o Herchcovitch adentrou showroom e área de produção das marcas potiguares Areia Dourada, Caju Maria, Daya, Dali, Dormire di Luna, Fils to Sport Wear, Equipaggio, Human, MJ Design, Moulemar, RAV, Ravenna, Ysa e Urban in Motion. Ele avaliou as ideias dos empresários, ponderou sobre o posicionamento de cada marca e orientou sobre questões técnicas e sobre o conceito de cada coleção.

Essa mentoria representa a transmissão de um conhecimento, acumulado ao longo de mais de três décadas, por um dos principais ícones do estilismo brasileiro e renome mundial. A trajetória de Alexandre Herchcovitch foi meteórica, sendo construída em pouco mais de dez anos de carreira. O sobrenome Herchcovitch soa como sucesso, inovação, criatividade e visão afinada para o novo e as infinitas conexões que a moda é capaz de proporcionar.

Desde o lançamento da sua marca, o estilista paulista obteve grande repercussão no mundo da moda brasileira e internacional. Com o projeto, deduz-se que essa reputação também estará de alguma forma associada a esse grupo de empresários potiguares. Alexandre Herchcovitch já desenvolveu trabalhos para marcas fortes do mercado, de Zoom, Dryzun, Motorola, Lupo, Ellus e C&A até Hello Kitty.

Ser o mentor desta edição do Natal Pensando Moda também deu a oportunidade de ampliar o olhar para a produção autoral, que vive uma efervescência no Nordeste. “Tive a oportunidade de conhecer mais da moda que é produzida aqui no RN. eu acho que isso foi uma alegria muito grande. Falo de entender um pouquinho mais do que é produzido em algumas regiões diferentes do Brasil. Até então, eu nunca havia estado aqui e, com o projeto, tive a oportunidade de trabalhar com esse grupo e foi um trabalho muito gratificante proposto pelo Sebrae. Na verdade, eu fui escolhido por essas empresas para fazer esse trabalho junto à produção deles. São eles que produzem e criam. Meus inputs serviram para que abrissem um pouco os horizontes acerca da moda que almejam para o futuro e para esse consumidor do futuro”, reforça o estilista.

Na visão do profissional, os benefícios dessas ações desenvolvidas pelo Sebrae podem ultrapassar o grupo de marcas atendidas e refletir em toda a cadeia da moda e confecção. “O potencializa e fortalece toda a cadeia sem dúvidas porque mostra essas produções para mais pessoas e que existe moda local que pode ser consumida por quem está aqui. E esses produtos podem ser vendidos em outros estados e até exportados. Por que não? É uma moda única, feita somente aqui, com matérias-primas e mão de obra daqui. Agradeço muito ao Sebrae por esse convite’.

O estilista já havia dado mostra do que seria mostrado ao público naquela tarde. No fim do mês passado, parte das marcas participou da edição deste ano do Minas Trends, a semana de moda mineira, e o próprio Herchcovitch estava presente para apresentar as coleções das empresas potiguares no evento que é um dos mais importantes do país para o segmento de negócios da moda.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, acredita que a união de identidade regional e produtos com valor agregado é o caminho para que roupas e acessórios, produzidos no estado, conquistem uma fatia desse mercado, aumentando a rentabilidade dos negócios da moda do RN.

“Em síntese, o que buscamos com esse projeto é melhorar a competitividade das empresas vinculadas à moda, cuja atividade gera mais postos de trabalho e renda. Nada melhor do que misturar experiências de estilistas famosos no mundo e trazê-los a Natal para orientar os nossos estilistas e empresários do segmento, contribuindo para que esses negócios cresçam de forma duradoura e mais sustentáveis “, resume o diretor.

Raio X da quarta edição

Na sua quarta edição, o Natal Pensando moda, coordenado pelo Sebrae RN, trouxe como tema “O Consumidor do Futuro”. Esse tema incentivou as 14 marcas a repensarem suas estratégias e desenvolverem produtos mais sustentáveis, com propósito e valores intangíveis.

O resultado foi a criação de coleções mais atemporais, que atendem às necessidades dos consumidores consciente e alinhadas com os desafios do futuro. As empresas se preocuparam com a escolha consciente das matérias primas, utilizando material ecológico, resgataram o artesanato com informação de moda deixando as peças mais atemporais. Ao adotar o tema “Consumidor do Futuro”, as empresas estão se comprometendo a criar um legado positivo para as próximas gerações, promovendo valores como ética, transparência e respeito ao meio ambiente.

Dessa forma, as empresas participantes do projeto Natal Pensando Moda buscaram não apenas oferecer produtos de qualidade, mas também transmitir uma mensagem de conscientização, inclusão, diversidade, consciência ambiental e social. Temáticas que se conectam diretamente com o consumidor do futuro, que busca não apenas um produto, mas uma experiência completa, na qual possa se identificar com os valores da marca e contribuir para um mundo melhor.

Portanto, a coleção “Consumidor do Futuro” representa um movimento importante na indústria da moda do estado incentivando as empresas a repensarem seus processos e oferecerem produtos alinhados com as necessidades e valores desse novo perfil de consumidor: mais sustentável e consciente.

Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias



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