Saúde

Natal: um dia para explorar os benefícios da cannabis

04 AGO 2019

O uso medicinal de derivados da cannabis ganhou nova repercussão esta semana com a entrevista do general Villas Boas, ex-comandante do Exército e atual assessor do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do Palácio do Planalto, em que defendeu o uso de medicamentos derivados da erva.

O general, que sofre doença neuromotora degenerativa, corre risco de não falar mais e tem testado tecnologias para substituir o ato da fala. Ao SBT, disse que foi apresentado ao canabidiol – uma dos muitos compostos encontrados na maconha – e, apesar de não usá-lo, defendeu o uso do medicamento e mencionou “hipocrisia social” sobre as dificuldades de quem precisa no acesso ao tratamento.

Disse o respeitado general quatro estrelas:

- Eu não entendo por que ao mesmo tempo que tem gente lutando aí, defendendo a legalização da maconha, está tão difícil se obter esses medicamentos para efeito medicinal. Eu acho, de certa forma, até uma hipocrisia social e vejo a luta de algumas pessoas que dependem disso para minimizar sintomas de efeitos de algumas doenças que têm dificuldade. 

Situação

No RN. 250 pacientes aguardam decisão da Justiça para que possa se tratar com medicamentos derivados da cannabis. Entidade potiguar, a ONG Reconstruir Cannabis Medicinal, que por meses cultivou ilegalmente a erva para fins de saúde. Para regularizar, luta na Justiça Federal a autorização para plantar a cannabis com fins medicinais. O pedido foi rejeitado em caráter liminar (provisório) e os responsáveis pela ONG optaram por suspender a produção. Famílias estão em campanha pela autorização.

Em Natal

Pois bem, o tema será discutido em Natal no próximo sábado (10), no IV Fórum Delta9. Ocasião em que serão abordados as implicações e os benefícios da legalização e regulamentação dos derivados da cannabis. Além de temas sociais e econômicos, para mostrar "outros aspectos que seriam influenciados diretamente por esse processo de regulamentação".

Segundo a organização do evento, "estudos de vários países já comprovaram as vantagens da utilização desses derivados em processos de recuperação e de tratamento de doenças, tanto fisiológicas quanto psicológicas".

Explica que o fórum Delta9 é de "relevante alcance social, acadêmico e cultural, contando com programação dinâmica, visando a atender uma demanda ainda reprimida por espaços de debate e difusão a respeito do tema proposto. Esse ano o evento trará profissionais de diversas áreas de saúde":

O evento será realizado de 9h às 18h, no Praia Mar Hotel & Convention, em Ponta Negra.

Ingressos: 1º Lote Meia: R$ 30 (meia social, levar 1kg de alimento). 

Pontos de venda:

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias