16 SET 2025
A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), anunciou que a fila de espera para o Cadastro Único foi zerada na capital potiguar. Com mais de 41 mil pessoas atendidas em menos de nove meses, a cidade agora oferece agendamento para o serviço em até três dias através do aplicativo Natal Digital.
Para alcançar o resultado, a Semtas adotou uma série de medidas estratégicas. A pasta reforçou as equipes nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), estruturou uma nova unidade na Zona Norte e criou uma central de atendimento no bairro do Alecrim, com capacidade para mais de 500 atendimentos diários. Além disso, mutirões de atendimento foram realizados em diversas comunidades.
A secretária da Semtas, Nina Souza, celebrou a conquista e ressaltou o empenho da equipe. “Zerar a fila do Cadastro Único e atender 41 mil pessoas é resultado do esforço das equipes e da reorganização dos serviços. Hoje, quem agenda sabe que será atendido com agilidade e transparência”, afirmou. Ela também destacou a implantação de ações para evitar a perda de benefícios, como atendimentos aos sábados e o aumento do número de entrevistadores.
O avanço foi reforçado pela diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Carla Maria, que atribuiu o sucesso ao empenho das equipes técnicas e classificou o resultado como um "compromisso da gestão" com a qualidade do serviço.
Com o novo fluxo de trabalho consolidado, os atendimentos continuam de forma contínua e podem ser agendados pelo aplicativo Natal Digital. O serviço é prestado nas unidades do Cadastro Único na zona Norte de Natal e no Alecrim, além dos 12 Cras da cidade.
Autor(a): BZN