31 OUT 2024
Uma natalense imigrante de dez anos recebeu da Câmara Municipal do Porto, em Portugal, o prêmio “Mérito Escolar”, concedido aos estudantes da rede pública portuguesa que obtiveram as melhores notas anuais. Já em seu primeiro ano vivendo além-mar, Estela Pereira Küster de Moraes obteve a pontuação máxima em todas as oito disciplinas cursadas no 4º ano escolar.
Pelo excelente desempenho, a aluna receberá do vereador da Educação, Fernando Paulo, um certificado por ter sido selecionada para esta que foi a 17ª edição do programa “Porto de Futuro”. A cerimônia de entrega está marcada para segunda-feira (4), na Casa da Música, um dos símbolos culturais da cidade do Porto.
A estudante mudou-se com sua família para o país em junho de 2023 e uma das preocupações de todos era com relação à adaptação escolar, visto que Estela e sua irmã, Luísa, saÍram do ensino privado brasileiro para a rede pública portuguesa, assimilando diferenças pedagógicas e culturais
significativas. Nas férias do São João, Estela deixou pela metade o 4º ano que estava em curso no Instituto Educacional Casa Escola (IECE), em Candelária, e recomeçou a mesma série no ano letivo que estava para se iniciar em Portugal, em setembro de 2023. Assim que findaram as aulas,
em junho de 2024, veio a surpresa da indicação ao prêmio.
Mesmo sabendo das boas notas da menina, a família custou a acreditar. “Tive que ler três ou quatro vezes o comunicado oficial da Câmara para ver se estava entendendo direito”, diz a mãe, a jornalista Rosilene Pereira. “Já emocionada, chamei-a para ler o e-mail e choramos juntas, abraçadas. Foi um estímulo grande para a nossa família, a certeza de que estamos indo bem com a nossa mudança”.
Até o 4º ano, o desempenho dos estudantes em Portugal é classificado pelas notações Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente, obtidas ao longo de três trimestres letivos. Estela obteve Muito bom em todas as matérias e nos três trimestres. “Tem muita coisa diferente do Brasil, mesmo a língua sendo igual”, diz a estudante. “Sempre gostei de ser organizada. Na Casa Escola, enquanto eu esperava minha irmã, já fazia a lição de casa. Aqui em Portugal, temos mais tempo de aula, é mais puxado, e eu tenho que ser ainda mais organizada”, conta a aluna, que confessa sentir orgulho do prêmio. “Vai para a parede do meu quarto, do lado do poster do Babymonster, minha banda preferida”, revela a menina que, quando adulta, quer morar numa casa grande em Londres e viajar bastante.
Autor(a): BZN