Política

Nem mulher e nem negro no STF e na PGR. Lula indica Dino e Gonet

27 NOV 2023

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Antes de embarcar em sua viagem das arábias, nesta segunda (27), o presidente Lula da Silva (PT) confirmou o esperado:  Flávio Dino é o seu indicado para a vaga deixada com a aposentadoria de Rosa Weber no STF.


Assim, a Suprema Corte do Brasil perde uma das já insuficientes mulheres no tribunal. Agora, só Cármem Lúcia. Antes de Rosa Weber, a cadeira foi ocupada pela primeira mulher indicada para o STF, Ellen Gracie.


E nenhuma representação de negro, que perdeu a vaga desde a aposentadoria de Joaquim Barbosa. Foi o primeiro ministro negro entre 30 indicados após a redemocratização. Antes de Barbosa, ocuparam cadeira no Supremo apenas um mulato escuro, Hermenegildo de Barros, ministro de 1919 até a aposentadoria, em 1937, e um mulato claro, Pedro Lessa, de 1907 até sua morte, em 1921.


Pois bem 


Com flashes e holofotes, Lula apresentou hoje a Dino e a Paulo Gonet os documentos de indicação a serem encaminhados ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Dino ao cargo de ministro do STF e Gonet ao cargo de procurador-geral da República.

Autor(a): BZN



últimas notícias