14 JAN 2025
A Neoenergia Cosern investiu R$ 33 milhões no Plano Verão 2025, uma série de obras e ações realizadas dentro do planejamento estratégico da distribuidora que vai destinar R$ 2,1 bilhões na modernização do sistema elétrico potiguar até 2027. O Plano Verão 2025 foi iniciado em julho do ano passado e se estenderá até o final do carnaval. São contemplados 48 municípios, 94 áreas de festas de carnaval e 107 áreas de veraneio em todas as regiões do estado.
Destinos turísticos importantes tais como Pipa, São Miguel do Gostoso, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Ponta Negra, Muriú e Tibau tiveram o sistema elétrico reforçado com a construção e inspeção de 122,7 quilômetros de redes, reforço das subestações elétricas, redimensionamento da capacidade de mais de cem transformadores, instalação de 154 conjuntos de para-raios em áreas de descargas, troca de postes afetados pela maresia por novos, feitos de fibra de vibro e a lavagem de cerca de 800 quilômetros de fios que estavam sujos pela poluição e sofriam os efeitos da maresia e da salinidade.
De acordo com Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern, a Operação Verão 2025 tem sido uma das ações mais importantes para a distribuidora, dada a importância do turismo para a economia potiguar. “Todos os nossos esforços estão voltados para garantir um fornecimento de energia elétrica com qualidade e segurança para a população ao longo dos mais de 400 quilômetros de litoral. Ao mesmo tempo, ficamos de olho no interior, mesmo sabendo que boa parte da população e dos empreendimentos comerciais praticamente se mudam para as praias até o final do carnaval e precisam de mais energia elétrica”, explica.
Entre os destaques das obras do Plano Verão 2025, a Neoenergia Cosern fez um reforço na Subestação Elétrica Litoral Sul, localizada no Distrito de Alcaçuz, em Nísia Floresta; a construção de 8,8 novos quilômetros de redes elétricas de média e baixa tensão nas praias de Pirangi, Búzios e Tabatinga e a manutenção preventiva de 144 transformadores que atendem a região. No Litoral Norte, houve uma oferta de energia considerável nas praias e distritos da chamada “Esquina do Brasil”, formada pelos municípios de São Miguel do Gostoso, Touros, Rio do Fogo e Pureza, com a construção de uma nova rede de média tensão e um reforço nos equipamentos da Subestação Elétrica Boa Cica, na zona rural de Touros.
Em Tibau, na região da Costa Branca, foram lavados mais de 40 quilômetros de redes de baixa, média e alta tensão; realizadas manutenções preventivas nas subestações elétricas Gangorra, Grossos e Maísa, que juntas atendem o município, e inspecionados 61 transformadores com tecnologia de termovisão. Outra ação importante foi a substituição de 48 postes avariados por novos, feitos com fibra de vidro, um tipo de material mais resistente aos efeitos da maresia e salinidade.
Autor(a): BZN