Política

No Brasil que voltou, o real chega às moedas que mais desvalorizam ante ao dólar

12 JUN 2024

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O descompasso na política fiscal do governo federal vem provocando declínio alarmante na economia brasileira. Entre perdas, o real tem perdido constante espaço para o dólar. Até esta terça-feira (11), o real amargava o sétimo lugar entre as moedas que mais desvalorizaram em relação à moeda americana, com queda de 9,5%, segundo o ranking elaborado pela Austin Rating, agência classificadora de risco de crédito com origem no Brasil. O peso argentino é o quinto, com desvalorização de 10,5%.


Em primeiro lugar está a Nigéria, onde a naira caiu 42,8%. A lira turca amarga -8,7%; o peso mexicano: 8,1%. O franco suíço: - 6,8%.


Considera o economista Alex Agostini, da Austin Rating: “A mudança da meta lá em abril, declarada no PLDO a 2025, mudou a confiança dos investidores em relação ao controle e ao equilíbrio das contas públicas. Além disso, a postura do ministro da Fazenda, que disse recentemente que não tinha um plano B de tapar o buraco da desoneração fiscal, deixam o governo numa posição bem difícil”.


Autor(a): BZN



últimas notícias