Política

No Japão, Lula diz que é "visível" que Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado

27 MAR 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em Tóquio, no Japão, o presidente Lula da Silva fez declarações contundentes sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (27), afirmando que é “visível” que ele tentou dar um golpe de Estado no Brasil.

Lula também sugeriu que há indícios de que Bolsonaro teria planejado sua morte, além da do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes.

As falas do presidente ocorrem em um momento de grande tensão política no Brasil, especialmente após o STF aceitar uma denúncia contra Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe. Lula destacou que um julgamento justo deve ser conduzido, enfatizando que, caso Bolsonaro seja culpado, deve ser punido conforme a lei; caso contrário, deve ser absolvido.

O presidente também criticou a tentativa de Bolsonaro de buscar anistia, afirmando que tal pedido soa como uma admissão de culpa. Segundo Lula, se Bolsonaro acredita em sua inocência, deve provar isso nos autos do processo e não tentar evitar um julgamento.

Autor(a): BZN



últimas notícias