Política

No palco com Lula, Fátima diz que obra iniciada por Bolsonaro é “conquista extraordinária”

01 SET 2023

Foto: Reprodução vídeo

Da governadora Fátima Bezerra, na visita do presidente Lula às obras do Ramal do Apodi, com palco montado em Luís Gomes (RN), em legenda deste vídeo (abaixo) no Instagram:


- Ele chegou para celebrar essa conquista extraordinária que é o Ramal do Apodi! Seja bem-vindo, querido presidente Lula!


Pois bem


As obras da esperada transposição de águas do Rio São Francisco foram lançadas em 2007 pelo então presidente Lula da Silva (PT). O projeto custaria, inicialmente, R$ 4 bilhões. Com o passar do tempo, a obra ficou 200% mais cara aos cofres públicos.


Prevista para ser inaugurada em 2012 e remarcada para 2016, a empreitada, inconclusa, foi retomada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Após mais de 13 anos do lançamento, o governo Bolsonaro, em junho de 2020, deu início às obras dos ramais do Apodi, no Rio Grande do Norte, e do Salgado, no Ceará, partes do projeto original.


No dia 9 de fevereiro de 2022, o Governo Federal finalizou partes da transposição, concluindo as obras dos eixos Norte e Leste do Projeto Original de Integração do Rio São Francisco, além do ramal do Agreste.


O Ramal do Apodi levará águas do Eixo Norte do Projeto para 54 municípios nos estados do RN (32), Paraíba (13) e Ceará (9), beneficiando 750 mil pessoas, com investimento de R$ 938,5 milhões. 



Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias