Cultura

Nova Acrópole lembra data alusiva à saúde resgatando nomes que marcaram a história mundial

05 ABR 2022

Foto: Aloysio Campos da Paz Júnior, médico - Divulgação

Nos últimos dois anos a saúde tem sido uma pauta recorrente no cenário mundial, não só pela vivência de uma pandemia, como também por todas as consequências promovidas nas diversas esferas da saúde física e mental, impactando a sociedade e também os profissionais da área. Diante deste cenário, a Organização Internacional Nova Acrópole, com sede em Natal, percebeu a necessidade de abordar o tema para lembrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, data instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1948.

“Nós enxergamos uma necessidade que é falar sobre saúde trazendo à tona algo que se faz urgente, humanizar todo o processo de cuidado com a saúde”, lembra a responsável pelos eventos, a professora voluntária de Nova Acrópole e médica pediatra, Jéssica Medeiros.

Exposição

A exposição ocorrerá no período de 7 a 17 de abril, no corredor central do Natal Shopping, no primeiro andar. O público conhecerá um pouco mais sobre a vida de oito profissionais que marcaram a história mundial por sua dedicação, coragem e esforço na busca da melhoria de técnicas de tratamento, na descoberta de curas e, principalmente, por tornar o atendimento mais humano, mesmo que em muitas ocasiões isso ocorresse em períodos históricos complexos. A exposição é autoexplicativa, não contará com a presença de um guia. 

Em tempo

Entre os idealistas que farão parte da exposição está Florence Nightingale, uma italiana de família rica, nascida em 1820, que preferiu quebrar os padrões sociais da época para se dedicar a algo que acreditava ser a sua vocação, a enfermagem. Considerada a fundadora da enfermagem moderna, atuou durante a guerra da Criméria tornando-se conhecida por ter sido a pioneira no tratamento de feridos em batalha. 

Outro nome de destaque é o brasileiro Aloysio Campos da Paz Júnior, o médico fundador da rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que é uma referência mundial. Em suas formações, ele buscava que a equipe toda trabalhasse em prol do paciente, e dizia que seu objetivo era “transformar médicos e cirurgiões em seres humanos”. Além destes nomes, os visitantes da exposição conhecerão a história de Carlos Chagas, Albert Schweitzer, Cicely Saunders, Arnaldo de Vilanova, Philippus Aureolus Theophastus Bomnastus von Hohenheim (Paracelso) e Zilda Arns.

Palestra

“Como resgatar o idealismo na área da saúde?” será o tema da palestra ministrada pela professora voluntária de Nova Acrópole e médica pediatra, Jéssica Medeiros, que buscará unir o propósito da medicina com as ideias trabalhadas na filosofia. A palestra será no dia 9 de abril, às 19h30, na sede da Nova Acrópole, em Petrópolis (rua Trairi – 516). Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Nova Acrópole

A Nova Acrópole é uma

Autor(a): Redação



últimas notícias