Mundo

O alerta mundial sobre o uso racional de testes para covid e os dados da Unimed no RN

17 JAN 2022

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico para o uso racional de testes diagnósticos covid-19.


Atenta que o aumento de casos de coronavírus, com a nova variante Ômicron, e a escalada de infectados por Influenza A, H3N2, provocaram imenso aumento de solicitações de testes para covid, noque vem impactando diretamente na falta mundial de insumos.


Diante do problema mundial, a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendaram critérios mais rígidos para a realização dos testes RT-PCR e de antígeno, além de orientar aos estados-membros que assegurem estratégias de racionamento  para manutenção de um percentual mínimo de material para que os pacientes dos grupos de risco e os hospitalizados não sejam prejudicados. 


Confira aqui o documento de alerta.


No RN


Na semana passada, os laboratórios credenciados à Unimed Natal registraram recorde histórico de exames de diagnóstico de covid-19: foram 7,4 mil. 


Número que representa aumento de 70% em relação à semana anterior, que já apresentava aumento expressivo em relação à semana precedente (+50%).


Para evitar o colapso global, a Unimed Natal reforça, em consonância com as Organizações de Saúde, a recomendação de se disponibilizar RT-PCR nas seguintes condições:


- Casos hospitalizados devido a sintomas respiratórios; 


- Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco com possibilidade de agravamento da doença; 


-  Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);


 - Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho); 


O teste não está recomendado para: indivíduos assintomáticos, para liberação do isolamento e nem para garantir o acesso a locais públicos.


“A Unimed Natal informa ainda que vai otimizar o atendimento no Centro de Referência em Doenças Respiratórias, situado na Rua Gastão Mariz de Faria, 1063 – Nova Parnamirim, com funcionamento diário, desde a quarta-feira (12), das 7h às 18h. Os serviços laboratoriais, no entanto, passam a ser prestados exclusivamente via Drive-thru, das 7h às 11h”.


Continua 


- Neste momento crítico, as medidas de distanciamento social, o uso da máscara e a higienização constante das mãos são os principais aliados para conter o avanço tanto do Coronavírus quanto do Influenza A. Assim a Unimed Natal segue investindo incansavelmente para cuidar de cada cliente, cada vez melhor!

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias