Cultura

O Carrossel da Leitura girou no município de São Gonçalo do Amarante.

27 MAI 2019

O Carrossel da Leitura está fazendo a literatura potiguar girar em várias cidades do Rio Grande do Norte. Parnamirim deu o pontapé inicial no projeto e, neste mês de maio, foi a vez de São Gonçalo do Amarante ver de perto autores que fomentam a literatura potiguar. Desta vez,  as  escritoras potiguares Anna Celina, Ana Cláudia Trigueiro, Glacia Marillac e Milena Azevedo apresentaram suas obras para 300  crianças de cinco escolas locais.
"Quando a gente interage com crianças, nossa energia se renova. E poder falar a elas sobre o nosso trabalho de criação e escrita, incentivando-as a ler e também escrever suas próprias histórias, é algo muito bacana." Relatou, empolgada, Milena Azevedo, acompanhada da escritora Glacia Marillac, que brincou com a criançada:  "Quem aqui já ouviu as formigas falarem? Pois eu já ouvi. É só ler o nosso livro, que vocês vão saber como." Finalizou, sorrindo, a escritora.  
Quem também esteve nesta edição foi o editor Cleudivan Fabian, a poeta Drika Duarte, idealizadora do projeto, e a ilustradora Flávia Duarte, que falou de seu encantamento com o Carrossel:  “Realmente, ver os olhos das crianças brilharem com livros escritos por autores potiguares é uma alegria imensurável”, pontuou.  
Muita energia de amor pelos livros faz girar o projeto Carrossel da Leitura, que conta com  patrocínio da Cosern, através da Lei Câmara Cascudo. Em São Gonçalo do Amarante, o projeto também teve  apoio da prefeitura, que montou a estrutura para receber o Carrossel em frente à Biblioteca de Dona Militana, uma das maiores referências em contação de história no RN. "O projeto motivou  nossas crianças e adolescentes para a leitura, e deu uma renovada no sentimento dos funcionários da biblioteca," enfatizou o Secretário de Cultura da cidade, Flávio Henrique.  
No evento, que transcorreu durante toda a manhã do dia 24, teve um  momento engraçado e poético, quando a escritora  Ana Cláudia Trigueiro, que também tem livros infantis publicados, comparou a leitura de livros a doces (pois quanto mais lemos, mais saborosos eles ficam), e fez todos nós recordarmos as delícias do alfenim, do suspiro, da rapadura, e do rolete de cana-de-açúcar.
" Quando a gente aguça os sentidos das crianças, elas prestam atenção, ficam empolgadas e têm sempre comentários e perguntas para fazer, acessando o mundo mágico da leitura regional." Explicou a escritora.  
Nesta segunda ediçao do Carrossel, também foi apresentada ao público  a pequena grande Sophia, leitora voraz de 12 anos de idade, que em quatro anos somou quase 130 livros lidos (um média de dois a três livros por mês). Como  prêmio, ela poderia escolher qualquer um dos livros da edição . " Eu escolhi Dara, Dora  e as estrelas porque amo ler aventuras e fiquei curiosa para saber o que conta a história”. Falou,feliz, a estudante. 
Também foram premiados os leitores mais assíduos de cada escola presente, e as escolas e professoras ganharam um kit com livros da Editora CJA. E teve fila para a criançada pegar autógrafos das autoras.
Anna Celina encerrou as atividades contando, com seu jeitinho todo especial, a história do Sapo Juvenal. "A leitura nos faz acreditar num mundo melhor e esse projeto, do qual tenho a honra de participar , tem esse propósito”. Concluiu a contadora de histórias.  

O Carrossel da Leitura vai continuar girando pelo RN em todo o ano de 2019. Acompanhe o projeto pelas redes sociais @carrosseldaleitura.  Participe

Autor(a): Saulo de Castro



últimas notícias