Cultura

O escritor potiguar Thiago de Góes estreia na poesia com o fenômeno cringe

19 OUT 2021

Atento ao borburinho nas redes sociais diante da palavra Cringe, o jovem escriba potiguar Thiago de Góes se inspirou no mote para entrar na poesia com livro dedicado integralmente ao tema. Trata-se da obra #SomosTodosCringes, uma publicação independente que reúne "30 poemas para ler no café da manhã, ouvindo rock'n'roll", conforme detalha o subtítulo.

São poemas curtos, de três versos cada, como haicais livres, mas todos inspirados na temática cringe. 

Destaca o autor:

- O que mais me chamou atenção em toda essa discussão foi a percepção da permanência de uma anacronia geral, da qual não podemos fugir. Estamos sempre atrasados em alguma tendência, moda ou exigência da modernidade. E isso tudo é muito inevitavelmente poético. Neste sentido, sinto-me eternamente cringe

Em um dos poemas, que parodia Fernando Pessoa, Thiago arremata: "Navegar não é cringe; Viver é cringe!".

Leitura 

O livro foi prefaciado pelo arteducador, escritor e roteirista Nílbio Thé, para quem o autor trouxe uma referência eclética e diversificada de diversos estilos literários e poéticos, além de elementos da cultura pop. "É uma sátira não somente aos cringes, mas sobretudo aos que acham que não são cringes, àqueles que inventaram a palavra cringe e acham que são uma brasa. Acaba sendo uma sátira à própria literatura", diz Níbio no prefácio.

#SomosTodosCringes está sendo distribuído gratuitamente, em formato virtual. Cada poema contém um link, por meio do qual sua imagem pode ser compartilhada nas redes sociais. Os interessados devem  solicitar diretamente ao autor, no email thiagodegoes@gmail.com, ou baixar neste endereço aqui.

Em tempo 

Importada da língua inglesa, a palavra Cringe foi usada para designar hábitos supostamente antiquados, que provocam uma espécie de "vergonha alheia" naqueles que os presenciam. Na prática, o meme se deu no contexto de uma guerra de gerações. Jovens de 11 a 25 anos, que integram a chamada geração Z, criticaram o comportamento dos millennials da geração Y, formada por adultos de 26 a 40 anos.

Thiago de Góes integra uma geração anterior às duas protagonistas do fenômeno cringe e foi tocado pelas discussões.

Jornalista e escritor, ele é autor de três livros de contos já publicados: "Contos Bregas", "Lobas, Deusas e Ninfetas" e "Cavalo Negro e outras histórias fabulosas".

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias