15 AGO 2023
As fotos são do dia 22 de julho no Instagram, mas começaram a viralizar desde essa segunda-feira (14).
Foram postadas pelo lutador britânico de artes marciais mistas Sean Tobin, 20 anos. Ele publicou como alerta para que outros jovens fiquem atento à saúde e ao mal que o cigarro eletrônico, mais conhecido como vape, faz.
O uso excessivo levou parte do pulmão de Tobin. Usava vape desde 2018. O consumo fez com que o pulmão dele ficasse "sardento", cheio de manchas pretas.
À Agência de Notícias Kennedy News and Media, disse: “Foi realmente assustador, porque percebi que fiz isso comigo mesmo. Foram anos sem tratar meus pulmões como eles deveriam ser tratados”.
No auge da dependência, Tobin consumia por semana um vape descartável de 5 mil tragadas. Achava que não teria problema por frequentar a academia até sete vezes por semana e praticava artes marciais mistas.
Até que passou mal no caminho para o trabalho, como uma fisgada nas costas. O diagnóstico inicial foi de uma pneumonia. Mas o exame revelou um “colapso pulmonar".
Foi internado e submetido a uma cirurgia para remover o que os médicos chamaram de “depósitos de carbono no pulmão”.
O lutador diz esperar que seu caso seja um alerta para os perigos do vape. Lembra que certa vez assistiu no TikTok vídeos de um homem que mostrava o pulmão colapsado, mas Tobin pensava: "Isso nunca vai acontecer comigo, até que acontece".
Que sirva mesmo de lição. É impressionante o número de jovens viciados nesse horror, pelo mundo todo. Em Natal é uma febre.
Autor(a): BZN