05 SET 2023
Na cerimônia de encerramento do Curso de Formação Profissional de Delegado, Agente e Escrivão de Polícia Federal, em Brasília, nesta terça (5), não passou despercebida ao BZN a postura do presidente Lula da Silva, da primeira-dama Janja e do ministro Flávio Dino (Justiça) na hora do Hino Nacional.
Dino e Lula mexem no paletó, Janja mexe nos cabelos, fala com a pessoa ao lado e não para de rir. Decerto para ficar sorridente nas fotos. Já observamos que ela está sempre rindo em solenidades e os cliques são favoráveis.
Pois bem
O art. 30 da Lei nº 5.700, de 1° de setembro de 1971, estabelece que durante a execução do Hino Nacional as pessoas devem ficar em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta e os braços estendidos ao longo do corpo.
O artigo 25, § 5°, menciona que durante a execução os presentes "devem tomar atitude de respeito", observado o disposto no artigo 30. O silêncio e os braços parados e estendidos ao longo do corpo são, portanto, “atitude de respeito”.
Ah! E Dino deveria estar com o paletó abotoado. Atitude não apenas de respeito ao Hino, mas também para o mandamento padrão: o terno deve estar abotoado quando estiver de pé e aberto quando estiver sentado.
Autor(a): BZN