05 MAR 2024
Coisa boa a repercussão que ganha impulso sobre a importância da Manobra de Heimlich ("impulso abdominal") para salvar vidas.
Trata-se de um procedimento rápido de primeiros-socorros para pessoas que estiverem engasgadas.
Primeiro deve-se ensinar como pronunciar o nome. Heimlich se pronuncia ‘Raimilichi’.
O procedimento começa em abraçar a pessoa engasgada pelas costas, agarranda-a pela boca do estômago. Feche um dos punhos e o apoie com a outra mão. Empurre com força e rápido para dentro e para cima do estômago da pessoa engasgada.
Em bebê, colocá-lo de bruços, deitado em cima do antebraço e com a cabeça virada para baixo. Com as costas retas e, segurando com firmeza, dar cinco tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes, mas com impacto suficiente para que o objeto saia. Se o engasgo persistir, o bebê deve ser virado de barriga para cima, sob o outro antebraço, pressionando cinco vezes com os dois dedos indicadores no meio do peito do bebê, entre os dois mamilos. Caso chore, vomite ou tussa é sinal que conseguiu desengasgar. Se continuar engasgado, repetir desde o início o procedimento até que desengasgue, explica Renata Garrafa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.
Em tempo
A técnica foi criada pelo cirurgião de tórax Henry Heimlich, nascido em 1920 nos Estados Unidos.
Dicas de Enos Brito, Coordenador de Emergência e gerenciamento do Protocolo de AVC.
Autor(a): BZN