Cultura

Obras de alunos do artista Cláudio Cavalcante em exposição na Pizzaria Calígula Natal

22 JUL 2021

Foto: Divulgação

Vamos começar pelo resultado. Belos trabalhos feitos por um grupo de adolescentes, sob a orientação do artista plástico e arte educador Cláudio Cavalcante, estarão em exposição a partir do dia 30 de julho, às 18h, na Calígula Pizzaria Natal, que fica no Aliança Mall, bairro do Tirol.

É a exposição "A técnica Barbacopel possibilitando expressões, emoções e sentimentos por meio do ponto, linha e pigmentos naturais".  

Pois bem. Tudo começou diante do cenário real provocado pelo  isolamento social e a suspensão das atividades, nos mais variados setores, com alterações profundas na vida das pessoas, devido a pandemia de covid, algumas com problemas de saúde e de relacionamento. 

Constatação notada, por exemplo, no dia a dia no CENEP/Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, em Natal. Diante desse cenário, Cláudio, por meio de projeto de arte na escola, proporcionou aos estudantes do Centro a oficina artística com a inovadora técnica Barbacopel, contribuindo para que os jovens enfrentem e superem a nova e difícil realidade.

Segundo Cláudio, a ideia da oficina surgiu após ele perceber que alguns estudantes apresentavam sintomas de depressão, insônia, angústia e dificuldade no relacionamento dentro de casa, entre outros. 

“Empreguei a técnica Barbacopel com o objetivo de melhorar a qualidade de vida destes alunos”, relata o artista. Considera que esse tipo de fazer artístico colabora com a concentração, paciência, tranquilidade, introspecção e estimula a criatividade artística e a reflexão.

Importante

As obras estarão à venda e o dinheiro será revertido para os estudantes participantes da mostra: Nayara Silva, Rebeca Amorim, Gesiel Lima, Rafael Santos e Emanoele Tamires. Um incentivo e uma forma de valorizá-los. 

Técnica Barbacopel

Criada por Cláudio Cavalcante, conhecido e reputado nome das artes potiguares, a técnica ganhou o nome de Barbacopel por ser uma mistura das palavras barro, barbante, cola e papel. Todos os pigmentos utilizados na composição artística são naturais (barro, açafrão, café, urucum, pó de chocolate, hibisco, carvão, telha e tijolo, dentre outros).  

A nova técnica foi criada há 23 anos pelo artista plástico a partir de uma experiência artística desenvolvida na extinta Escola Estadual de Pititinga, voltada ao ensino fundamental. 
Experiência que ele vem aperfeiçoando e divulgando. Não por menos, em 2002 ele ganhou o prêmio nacional de educação fundamental como a criação mais inusitada em arte do país em escola pública. O prêmio foi concedido pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Desde então o artista, que tem graduação e mestrado em teatro, voltados à arte visual, vem experimentando e desenvolvendo a Barbacopel, que já foi apresentada em exposições em Brasília, São Paulo e em Natal por três vezes, no Teatro Alberto Maranhão, no IFRN da Cidade Alta e na Pinacoteca do Estado, a partir da experiência com estudantes da rede privada de educação. 

Cláudio Cavalcante conta que na cidade de São Paulo todas as obras expostas foram adquiridas por Maria Bonome, considerada uma das maiores artistas contemporânea do mundo na técnica da xilogravura, dentre outras, que teve uma excelente opinião sobre a técnica. 

Serviço

Exposição "A técnica Barbacopel possibilitando expressões, emoções e sentimentos por meio do ponto, linha e pigmentos naturais"

Local: Calígula Pizzaria (Rua Jundiaí, 438 - Tirol)

Dia: 30 de julho

Horário: 18h

Realização: CENEP/SEEC/Governo do Estado-RN

Apoio: Calígula Pizzaria Natal

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias