Saúde

Oftalmologista da Unimed Natal, Francisco Irochima recebe prêmio por diagnóstico pelo celular

28 SET 2020

Oftalmologista cooperado da Unimed Natal, Francisco Irochima ficou entre os 11 melhores do  Prêmio Euro Inovação na Saúde, na votação pela classe médica

Do total de 1655 projetos inscritos ao prêmio, 105 foram selecionados pela equipe técnica.

Seu feito: o Topograph Smartphone System, dispositivo de baixo custo que, acoplado ao celular, permite o diagnóstico precoce do ceratocone, uma das principais causas de transplantes no Brasil e no mundo, e que pode levar à cegueira.

Com o diagnóstico na fase inicial, o paciente poderá ser submetido ao tratamento que cessa a progressão da doença, evitando a baixa da visão e um futuro transplante de córnea. 

Atualmente, os equipamentos convencionais que indicam o diagnóstico da doença, além de ter um custo muito elevado, apresentam grandes dimensões, baixa mobilidade e necessidade de interpretação profissional. 

Sintonizado com a proposta futurista de que a medicina vem ultrapassando os limites das instituições de saúde, Irochima desenvolveu o dispositivo em sua empresa. Por meio de uma simples foto de anéis luminosos projetados no olho do paciente, analisará e dará o diagnóstico do ceratocone através de um algoritmo próprio.

O dispositivo ainda será capaz de ser operado por um leigo ou por professores em escolas, com suporte médico à distância. Dotado de geolocalização, permitirá identificar onde se encontram os pacientes com a doença e orientará de forma otimizada estratégias de saúde. 

Após melhoramentos industriais, o sistema será disponibilizado para o público, mas já teve sua relevância reconhecida pela comunidade médica e científica com a conquista do Prêmio Euro Inovação na Saúde.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias