25 JAN 2024
No mais recente avanço em procedimentos oftalmológicos, o médico Jaime Martins, renomado oftalmologista e sócio do Hospital de Olhos de Parnamirim, tornou-se o primeiro médico do Rio Grande do Norte a participar do treinamento exclusivo para o uso do dispositivo Xen 45 em cirurgias de glaucoma.
O Xen 45, dispositivo reconhecido e utilizado há anos na Europa, Canadá e EUA, obteve aprovação no Brasil no final do ano passado, abrindo caminho para a capacitação de médicos brasileiros. Esta iniciativa pioneira levou duas turmas de profissionais para o Canadá e, na última semana, realizou o primeiro treinamento no Brasil, em Fortaleza.
A técnica de implante do Xen 45 integra as cirurgias minimamente invasivas com formação de bolha filtrante (MIBS), representando uma abordagem menos invasiva em comparação com procedimentos convencionais como a trabeculectomia. Esta modalidade oferece menor risco de complicações cirúrgicas relacionadas à hipotonia, reforçando o compromisso com a excelência e inovação na oftalmologia.
"Essa técnica possibilita um procedimento com menos riscos e um pós-cirúrgico mais seguro e com menos desconforto. Em breve, estaremos utilizando essa técnica no Hospital de Olhos de Parnamirim", afirma o oftalmologista especialista em Glaucoma, Jaime Martins.
Autor(a): BZN