Economia

Olha a Interjato aí!! Toda potiguar, teve financiamento de R$ 3 milhões aprovado pelo Finep para beneficiar a agricultura 4.0

16 MAR 2022

Foto: Erich Rodrigues reunido com o reitor José Arnóbio, Moisés Souto Souto e Avelino Aldo Neto - Foto: Assessoria de Comunicação da Interjato

A Interjato Soluções abre mais o leque de iniciativas e reforça o compromisso com a inovação através do desenvolvimento de um projeto com o Centro de Competências em Soluções Livres (CCSL) do IFRN. 

Trata-se do projeto ‘MDA 4.0 - Marketplace de dados para o Agro 4.0’, que foi aprovado no edital do Finep, empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com verba de R$ 3 milhões para a inovação. A iniciativa tem contrapartida com aporte financeiro da Interjato e desenvolvimento durante três anos.

Projeto que ontem (15) foi discutido entre o CEO da Interjato, Erich Rodrigues, o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho; pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propi), Avelino Aldo de Lima Neto, e pelo professor Moisés Souto, coordenador do CCSL-IFRN e assessor de Projetos da PROPI-IFRN.

Pois bem

O MDA 4.0 vai trabalhar uma plataforma web para troca de dados agroambientais, utilizando tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e computação na nuvem (cloud computing) combinadas ao serviço de software definido por rádio (SDR), que permitem a criação e comercialização dessas informações, gerando conhecimento que podem ser usados para otimizar sistemas transversais à agricultura e pecuária de precisão 4.0.

Explica Erich Rodrigues:

- Vamos trabalhar a partir de uma plataforma madura já desenvolvida e expandir essa capacidade. Isso tem uma importância especial em um estado que tem na fruticultura irrigada, agricultura, pecuária e carcinicultura como atividades econômicas relevantes. Na prática, esses dados amplos podem ser utilizados em tempo real por um especialista para dar orientações técnicas e melhorar a produtividade, por exemplo. Além de trazer um melhor desempenho e mais eficiência em todo processo.

Dados

Os elementos iniciais da geração de dados para a plataforma serão do projeto Samanaú, do CCSL-IFRN. A coleta das informações meteorológicas será adaptada para fazer acompanhamento de outras referências além de pressão atmosférica, umidade, radiação ultravioleta, intensidade luminosa, índice pluviométrico, possibilitando que múltiplos fabricantes de diferentes naturezas possam negociar seus dados. Para isso, o modelo de marketplace será aplicado, uma estratégia que interliga oferta e demanda de produtos ou serviços, de forma a conectar essas negociações.

Para o reitor José Arnóbio de Araújo Filho, a "academia precisa quebrar um pouco desse paradigma de não discutir com o setor produtivo, porque é no setor produtivo, na ponta, que o nosso aluno vai se inserir. É um paradigma que foi construído historicamente que precisa e pode ser quebrado.

O pró-reitor Avelino Aldo de Lima Neto considera:

- Essas parcerias precisam impactar socialmente. O projeto abrange vários campi do IFRN e esse é o nosso interesse, de atingir toda territorialidade do Rio Grande do Norte em diálogo com o setor produtivo e por isso nos colocamos à disposição para essa e para futuras parcerias.

O professor Moisés Souto, ressaltou que, além da resultados práticos da pesquisa desenvolvida, o MDA 4.0 “também contribui para alimentação da cadeia produtiva de inovação e inclui a formação dos nossos estudantes através de uma experiência prática, é a qualificação de profissionais especializados".

Agradeceu Erich:

- Ficamos muito satisfeitos com a aprovação no edital do FINEP. A iniciativa do nosso projeto além de contribuir com o ecossistema de inovação local e reforçar o compromisso da Interjato nesse quesito, mostra uma aplicação prática da premissa da tríplice hélice, conceito que acreditamos e que traz a articulação entre academia, iniciativa privada e o poder público com reflexos positivos para sociedade.

Sobre a Interjato 

Com a missão de prover as melhores tecnologias para integração digital, a Interjato Soluções é referência para soluções em conectividade, videomonitoramento inteligente, cloud computing e telefonia, além de projetos personalizados para clientes públicos e corporativos, com soluções aplicadas em toda região Nordeste.

Plataforma Samanaú

Trata-se de uma solução desenvolvida pelo CCSL-IFRN que é composta por três produtos, projetados para atender as demandas por coleta de dados com baixo custo e alta capilaridade. O Samanaú.PCD, o Samanaú.TX e o Samanaú.WEB formam a estrutura que coleta dados meteorológicos de forma flexível, sustentável, com baixo custo e alta resolução, com possibilidade de aplicação em diversas áreas do setor produtivo, como agricultura, monitoramento de ambientes corporativos, aplicações industriais, geologia ou combate a endemias, por exemplo. A principal característica desse projeto é o baixo custo final de aquisição, que permite sua utilização em larga escala para redes de coleta de dados de “malha fina“, ou seja, com a possibilidade de adquirir dados em alta resolução.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias