Política

Operação da PF que prendeu ex-diretor da PRF faz busca e apreensão em Natal na casa de Djairlon Moura

09 AGO 2023

Ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques foi preso pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (9), na Operação Constituição Cidadã, deflagrada para apuração de suposto uso da máquina pública para interferir no processo do segundo turno das Eleições Presidenciais de 2022.


Além da prisão preventiva, o STF expediu 10 mandados de busca e apreensão no RN, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A operação conta com o apoio da Corregedoria Geral da PRF, que determinou ainda a oitiva de 47 policiais rodoviários federais.


Em Natal, um mandado de busca e apreensão ocorreu na casa do PRF Djairlon Henrique Moura, que foi diretor de Operações da PRF e no dia dos bloqueios das estradas concedeu entrevista coletiva para explicar as ações. Atualmente ele trabalha na sede da PRF na capital potiguar.


Pois bem


Segundo a PF, investigações indicam que integrantes da PRF “teriam direcionado recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no dia 30/10/2022”, com “patrulhamento ostensivo e direcionado à região Nordeste do país”.


Considera que as apurações “configuram, em tese, os crimes de prevaricação e violência política, previstos no Código Penal Brasileiro, e os crimes de impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio e ocultar, sonegar, açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato, do Código Eleitoral Brasileiro”.


O nome da operação faz referência à Constituição de 1988.


Locais dos cumprimentos das medidas:


1 Mandados de Prisão Preventiva em SC


1 Mandado de Busca e Apreensão no RN


2 Mandados de Busca e Apreensão em SC


2 Mandados de Busca e Apreensão no RS


5 Mandados de Busca e Apreensão no DF

São alvos:


Luis Carlos Reischak, ex-diretor de Inteligência;


Rodrigo Hoppe, ex-diretor de Inteligência Substituto;


Wendel Benevides, ex-corregedor-geral;


Bruno Nonato, ex-PRF e hoje na

Agência Nacional de Transportes

Terrestres (ANTT);


Anderson Frazão, ex-coordenador-geral de Gestão Operacional;


Djairlon Henrique Moura, ex-diretor de Operações; 


Antônio Melo Schlichting Junior, ex-coordenador-geral de Combate ao Crime.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias