09 AGO 2023
Nas primeiras horas da manhã desta quarta (9), policiais federais chegaram ao município potiguar de Assú.
Na mira, documentos para apuração na segunda etapa da Operação Jogada Ensaiada, criada para desarticular organização criminosa que manipula resultados em partidas de futebol.
60 policiais federais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão. Além de Assú (RN), estiveram em Aracaju (SE), Araguaina (TO), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Sumaré, em São Paulo.
A primeira fase da operação ocorreu em outubro de 2022, com lupas sobre fraudes no futebol sergipano. A análise do material apreendido, entretanto, revelou um esquema muito maior, de âmbito nacional, com diálogos em que empresários de jogadores, apostadores e dirigentes de futebol combinavam manipulação de resultados de partidas para obter ganhos ilícitos em sites de apostas. Estima-se que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 11 milhões.
Até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de diversos campeonatos estaduais e nos campeonatos brasileiros das séries D e C.
Os investigados responderão por crimes previstos na lei geral do esporte e organização criminosa.
Autor(a): BZN