20 JUN 2023
A ABC News confirmou a identificação das cinco pessoas a bordo do submarino que está desaparecido desde domingo (18): Stockton Rush, CEO da OceanGate; Hamish Harding, empresário, piloto e turista espacial britânico; Paul-Henri Nargeolet, mergulhador francês e especialista em Titanic; Shahzada Dawood, empresário paquistanês, e seu filho Suleman Dawood.
O submersível desapareceu durante passeio até os destroços do Titanic, na costa de Newfoundland, no Canadá.
A embarcação, operada pela OceanGate Expeditions, perdeu contato cerca de uma hora e 45 minutos após submergir na manhã de domingo.
O suprimento de oxigênio tem duração total de 96 horas. A Guarda Costeira dos Estados Unidos, em operação com a Guarda Costeira Canadense e as Forças Armadas Canadenses, iniciou busca imediata após a falta de contato.
Há dois dias, Hamish Harding publicou na sua conta do Facebook:
- Estou orgulhoso de finalmente anunciar que me juntei à OceanGate Expeditions para a sua Missão RMS TITANIC como especialista de missão no submarino que desce para o Titanic.
Devido ao pior inverno na Terra Nova em 40 anos, esta missão é provável que seja a primeira e única missão tripulada ao Titanic em 2023. Uma janela meteorológica acabou de abrir e vamos tentar um mergulho amanhã. Começamos a vapor de St. Johns, Terra Nova, Canadá, ontem, e estamos planejando começar as operações de mergulho por volta das 4 da manhã de amanhã. Até lá temos muitos preparativos e briefings a fazer.
A equipe no submarino tem um par de exploradores lendários, alguns dos quais fizeram mais de 30 mergulhos no RMS Titanic desde os anos 80, incluindo PH Nargeolet.
Stockton Rush em Belfast, capital da Irlanda do Norte, no início do ano, na mesma doca seca onde o Titanic foi construído.
Autor(a): Eliana Lima