Cidade

Os inimigos do novo coronavírus que devem ser evitados

29 JUN 2020

Os estudos sobre os maiores causadores de complicações e mortes provocadas pela covid-19 - doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) - continuam intensos.

A obesidade está entre um dos maiores problemas para o enfrentamento à doença, que provoca inflamação generalizada e o obeso já é inflamado por natureza. "Talvez esteja havendo um somatório de “inflamação”, mas ainda não temos certeza", explica a médica Kyvia Mota ao portaldaabelhinha.

Especialista em reprodução humana, ela vem se debruçando sobre pesquisas em torno da família dos coronavírus, especificamente a covid-19, e suas implicações.

Segundo Kyvia, especialistas estão correlacionando os agravamentos da covid-19 à síndrome metabólica, que se instala na infância ou na adolescência ou no início da vida adulta, que consiste de obesidade e suas cormobidades, como o diabetes, a cardiopatia, hipertensão, aumento de colesterol, por exemplo. E o obeso que tem inflamação crônica.

Pensando bem

Muitos têm falado que a ansiedade do isolamento social tem provocado apetite insaciável por comida.

Diante dos estudos em voga, é bom evitar engordar nesse período de pandemia. E quem tem gordura em excesso é interessante que faça uma dieta acompanhada por um profissional da área.

Muitos têm se dedicado também à bedida. Mas, vai com moderação, nénão?!

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias