Mundo

Pai do bebê mais jovem sequestrado pelo Hamas é libertado, mas destino da família segue incerto

01 FEV 2025

Foto: Times of Israel

Yarden Bibas, pai da criança israelense mais jovem sequestrada pelo Hamas, foi libertado neste sábado (1°), como parte da última troca de prisioneiros sob o acordo de cessar-fogo — aumentando ainda mais as preocupações sobre o paradeiro e segurança de sua família.


Ele foi sequestrado durante o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro, que matou 1.200 pessoas em Israel e levou 251 reféns para Gaza. Ele foi libertado por volta das 8h30 (horário local) em Khan Younis, onde foi entregue à Cruz Vermelha, juntamente com Ofer Calderon, de 54 anos, um israelense com cidadania francesa.


Duas horas depois, o americano-israelense Keith Siegel, 65 anos, também foi solto em outro ponto da Faixa de Gaza.


Família Bibas ainda está desaparecida. Yarden, sua esposa e seus dois filhos pequenos foram sequestrados pelo Hamas em sua casa no Kibutz Nir Oz. Seus filhos, Ariel, 4 anos, e o bebê Kfir, de apenas 9 meses, tornaram-se símbolos da crueldade do Hamas, após vídeos amplamente compartilhados online mostrarem os dois meninos ruivos nos braços da mãe, Shiri, aterrorizada, momentos antes de serem levados pelos terroristas.


Outro vídeo mostrou Yarden, 35 anos, rodeado por militantes do Hamas, com a cabeça sangrando, enquanto era capturado.


Hamas já havia incluído os quatro membros da família Bibas em lista de reféns a serem libertados


O Hamas listou Yarden, Shiri, Ariel e Kfir entre os 33 reféns programados para serem soltos na primeira fase do acordo de cessar-fogo, que interrompeu os combates em Gaza por 15 dias.


No entanto, apenas Yarden foi libertado, gerando temores sobre o destino de sua esposa e filhos.


O governo israelense declarou que oito reféns ainda na lista de libertação são considerados mortos. O acordo de cessar-fogo previa que o Hamas deveria ter libertado todas as mulheres e crianças vivas.


Anteriormente, o Hamas divulgou um vídeo perturbador de Yarden, no qual ele aparecia chorando e tremendo, enquanto os sequestradores lhe informavam que sua esposa e filhos haviam morrido em um ataque aéreo israelense nos primeiros meses da guerra.



Autor(a): BZN



últimas notícias