Mundo

Papa Francisco assinará Encíclica dia 3 de outubro: “Fratelli tutti”

05 SET 2020

Foto: Vaticano News - Basílica de São Francisco de Assis

O documento tem o subtítulo "Sobre a fraternidade e a amizade social" e será assinado após a missa que o papa celebrará na Basílica franciscana, sem a presença de fiéis, devido a solicitação papal de que "se realize de forma privada, sem qualquer participação dos fiéis", "por causa da situação de saúde"..

Francisco, que optou por carregar o nome do Santo da Úmbria, escolheu o túmulo de São Francisco de Assis para iniciar a nova etapa do Magistério do Papa.

Depois da “Lumen fidei” (2013) e “Laudato si'” (2015), a terceira Encíclica será batizada de “Fratelli tutti” (Todos irmãos), que o papa assinará na tarde do dia 3 de outubro, depois de chegar a Assis, às 15h, e celebrar a Santa Missa na Basílica inferior. 

Magistério

O título do último documento se refere a um valor central do Magistério de Francisco, que na noite de sua eleição, 13 de março de 2013, apresentou-se ao mundo com a palavra "irmãos". "E irmãos são os invisíveis que ele abraça em Lampedusa, os imigrantes, em sua primeira saída como Pontífice. Também Shimon Peres e Abu Mazen que apertam juntos a mão com o Papa em 2014 são um exemplo dessa fraternidade que tem a paz como meta. Até a Declaração de Abu Dhabi do ano passado, também neste caso um documento sobre a "fraternidade humana" que, disse Francisco, "nasce da fé em Deus que é Pai de todos e Pai da paz"", informa o Vaticano.

Sorrentino

Com a chegada de Francisco será a quarta visita de um papa à cidade de Assis. A primeira foi em 4 de outubro de 2013, seguida pela dupla visita de 2016: 4 de agosto e 20 de setembro. 

Bispo da da cidade, dom Domenico Sorrentino diz que espera com "emoção e gratidão":

- Enquanto o mundo sofre uma pandemia que coloca tantos povos em dificuldade e nos faz sentir irmãos na dor, não podemos deixar de sentir a necessidade de nos tornarmos acima de tudo irmãos no amor.

Conclui:

- Este gesto do Papa Francisco nos dá nova coragem e força para 'reiniciar' em nome da fraternidade que nos une a todos.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias