Cultura

Papo de Fogão Raiz estreia episódio de 2022 com iguarias do Centro Histórico

30 DEZ 2021

Foto: Divulgação

Quase uma autarquia cultural do centro boêmio, o Bar do Pedrinho está ativo na Cidade Alta há 51 anos. É parada para quem deseja encontrar pessoas da cultura, bebericar ou apreciar petiscos e pratos da cozinha regional e litorânea. O folclórico herdeiro deste reduto do Vigário Bartolomeu, Nélio Pedro da Costa, prepara pratos como o “Baião do Mar”, receita que abre o programa Papo de Fogão Raiz em 2022. 

No episódio que vai ao ar dia 1º de janeiro, Fernando Amaral conversa com Nélio sobre histórias, causos e a receita que concorreu ao recente Festival Pratodomundo - Festival Gastronômico do Beco da Lama. O prato leva camarão, queijo coalho, nata, feijão verde e segredos do cozinheiro.

No mesmo episódio, o programa atravessa a rua Ulisses Caldas e chega ao mais novo point do Beco da Lama, o Lama Bar. O programa mostra como ficou a via pública que passou por obras de requalificação através da prefeitura local e apresenta ao público a cozinha comandada por Cláudio Abdon do Lama Bar. Ele prepara a sua especialidade, “Moela ao Molho com farofa de ovos”. O local também tem uma exposição de fotos e uma carta de bebidas. 

Em tempo

A temporada de “Papo de Fogão Raiz” conta com patrocínios da Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal, DNA Center e Hospital do Coração. Ao todo são dez programas, um a cada mês, onde o espectador conhece a história de cada cozinheiro convidado e os pratos que ele prepara há vários anos em ambientes populares da capital. O episódio 6 vai ao ar pelo YouTube e Band Nordeste aos sábados: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30); TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h). 

Mais 

Desde 2020, o “Papo de Fogão Raiz - Feiras Livres, Mercados e Ruas” está visitando espaços gastronômicos da capital, sob o olhar de  cozinheiras e cozinheiros que estão espalhados pela cidade preparando comida como se fazia antigamente. “De métodos simples, essa cozinha traz a força nos temperos. É uma comida carregada de histórias sobre o povo de um lugar”, costuma dizer o apresentador.

Os programas apresentam as principais feiras e mercados de Natal. Estão mapeados o Mercado da Seis, Mercado das Quintas, Mercado do Peixe, Mercado de Petrópolis e as feiras do Alecrim, São José e Rocas. Também foram inseridos, no quesito ruas, os comerciantes do Beco da Lama e adjacências.


Autor(a): Redação



últimas notícias