Cidade

Participação dos pais e confiança nas escolas em tempos de pandemia

25 AGO 2020

Foto: Divulgação

Nesses tempos de nova experiência diante da suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção à covid-19, estudantes e famílias mudaram a forma de interagir com escolas e professores. 

Diretora do Complexo Educacional Contemporâneo, a professora Irany Xavier acredita que a pandemia exigiu mais confiança e participação na relação entre eles, e possibilitam que os pais acompanhem mais de perto os processos de aprendizagem.

A pesquisa "A situação dos professores no Brasil durante a pandemia" indica que 58% dos docentes afirmaram que a maioria dos pais e responsáveis tem participado das atividades a distância na rede privada. 

Envolvimento que, segundo Irany, deve continuar na retomada:

- O índice revela o interesse das famílias pela educação dos filhos, mesmo numa situação atípica, com desafios de toda ordem. Acreditamos que não haverá recuo quanto a essa prática e que essa presença mais constante será parte da nova realidade.

Explica também que, como o novo coronavírus impôs rápidas mudanças na oferta de aulas, foi preciso fortalecer a segurança das famílias na escola, para que ficassem tranquilas em relação ao cumprimento dos programas ainda que de modo virtual.

Diz, sobre os reflexos da pandemia na educação:

"O contexto exigiu que a escola reafirmasse o seu papel e fortaleceu o vínculo entra as famílias e a escola. Esse momento reforça que qualquer saber só faz sentido se estiver ancorado em valores como empatia e solidariedade e se estiver conectado às necessidades reais das pessoas".

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias