Cidade

Partiu a querida e doce Hebe Marinho, mulher de extraordinária cultura, aos 90 anos

02 JAN 2024

Foto: Hebe e Oscar, juntos novamente

Tive a honra e o privilégio de frenquentar seu apartamento em Natal, suas casas na Praia de Pirangi e em Pirambúzios. Momentos inesquecíveis proporcionados pela amizade com a tão querida quanto a mãe Ilce Marinho, minha amada amiga.


Convivi tempos de conversas memoráveis com o casal Hebe Marinho e Oscar Nogueira, maravilhosos pais de Ilcinha.


Da união com Oscar, nasceram 4 filhos, Ricardo, Rodrigo, Ilce e Gustavo, aos quais mais tarde se juntou Hebinha. Vieram 13 netos e 5 bisnetos.


Os dois foram ilustres professores da UFRN. A convite de Daladier da Cunha Lima, Hebe Marinho coordenou as amplas funções acadêmicas para a criação do curso de Direito da Farn, hoje UNI-RN.


Hebe Marinho integrou a primeira turma da Faculdade de Direito de Natal, após ser aprovada no primeiro vestibular da instituição. Dos 105 candidatos que concorreram às 45 vagas, apenas 36 foram aprovados. Hebe foi a mulher em meio a feras que marcaram a história das atividades jurídicas e culturais de Natal e do RN:  Berillo Wanderley, José Daniel Diniz, Carlos Antônio Varela Barca, Eider Furtado, Ivan Maciel de Andrade, Arnaldo Arsênio de Azevêdo.


Filha primogênita do casal Djalma Aranha Marinho e Celina, Hebe cresceu vendo seu pai defender as liberdades, famoso por seu discurso na Câmara dos Deputados, em oposição ao Governo, em que citou, por suas convicções democráticas, palavras do dramaturgo espanhol Calderón de La Barca:  “Ao Rei, tudo, menos a honra”.


Nesta terça-feira que marca o segundo dia do ano de 2024, Hebe Marinho partiu ao encontro do seu grande amor Oscar, no alto dos 90 anos de idade.


Vivam novamente juntinhos esse grande amor, queridos.


À minha amiga Ilce e toda sua querida família, meu abraço fraterno.


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias