10 AGO 2021
No distante início dos anos 1990 só sosseguei quando fui conhecer a pousada que começava a despontar num lugar com o curioso nome de Gostoso. São Miguel do Gostoso, no litoral norte do RN.
Seriam duas descobertas em uma ocasião única. E assim pegamos a estrada rumo à Pousada do Gostoso, com sua temática náutica. E nela a superação da expectativa, tanto do belo e cuidado lugar como a gastronomia. Mas o melhor foi em bate-papo com o seu idealizador: Leonardo Godoy, o lobo do mar. Que momento inesquecível.
O restaurante da pousada, Latitude Cinco, marcou história e foi como uma escola de gastronomia para profissionais de Gostoso. Conquistou por anos estrelas do Guia 4 Rodas, na época a maior publicação turística e de gastronomia do Brasil.
Respeitado em toda a comunidade, o empresário Leonardo Godoy é referência no município hoje famoso não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, muito pelos ventos ideais para a prática de esportes como windsurf e kitesurfe.
Pois bem, Godoy nasceu em Natal, mas viveu por muitos anos na Bahia e em São Paulo. Chegou em Gostoso no ano de 1976, de buggy. Apaixonou-se perdidamente pelo lugar e construiu a primeira pousada de lá.
Depois de lutar bravamente contra o câncer, Godoy resolveu se render à paz. Partiu nesta terça-feira (10). Aos 81 anos. Completados em fevereiro. Deixa um imenso vazio. Mas memórias sem fim. Ótimas memórias. Não à toa, o prefeito Renato de Doquinha decretou luto de três dias no município de praias espetaculares.
Godoy de Gostoso
Amante da arte de velejar, foi empreendedor e pesquisador. Batizou ruas de Gostoso com nomes de motivos marinhos.
Vendeu a pousada e abriu um quiosque beira-mar. Depois, o Restaurante La Brisa, mais para dentro da cidade. Lugar onde vi Godoy pela última vez, no final de junho de 2017, quando realizei no Condomínio Bouganville, na Praia de São José, o São Pedro na Colméia, ao lado de Wellington Paim e Getúlio Soares. Momento memorizado.
O restaurante ficou lotado. Eram os que saíram de Natal para curtir a festa junina e que foram saborear o famoso arroz de polvo com camarão de Godoy.
Homenagem
Das muitas homenagens que recebeu em vida, Godoy deu vida ao livro do jornalista Emanuel Neri, que ele deu o nome de Latitude Cinco. O lobo do mar foi o fio condutor para ótimas histórias de figuras curiosas da cidade contadas nas deliciosas páginas.
Nota emitida pelo prefeito e vice de Gostoso
- É com sincero sentimento de pesar que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através do Documento Executivo nº 050/2019, decreta luto oficial por 03 (três) dias em todo território municipal pelo falecimento do historiador, empresário e pesquisador, Leonardo Godoy, nesta terça-feira, 10 de agosto de 2021. A valorosa contribuição trazida por este honroso cidadão para nossa cidade só é ofuscada pela nobreza de seu caráter como ser humano. Pioneiro no ramo de hospedagens no município e empresário reconhecido nacionalmente na gastronomia, foi também responsável por nomear as ruas da cidade, entre outras contribuições importantes. O prefeito, Renato de Doquinha, o vice-prefeito, João Eudes, e todo secretariado prestam homenagens à despedida do amigo, Leonardo Godoy, e transmitem suas condolências aos familiares. A bandeira do município será hasteada a meio mastro nas repartições públicas em honra a memória do velho lobo do mar.
Quem parte leva saudade
Descansa em paz, como você merece, Godoy. Daqui vamos sentindo saudade e deixando sua memória viva.
Autor(a): Eliana Lima