Política

Partiu o agropecuarista Zito Saldanha, aos 82 anos

21 JAN 2024

O agropecuarista Zito Saldanha faria 83 anos no dia 23 de fevereiro. Após nove dias internado devido a uma infecção, recebeu alta e a família o levou para a casa na Praia de Pirangi, litoral sul do RN. 


E na tranquilidade da brisa do mar ele partiu nas primeiras horas da manhã deste domingo (21). Uma parada cardiorrespiratória.


Homem forte com raízes no sertão, era neto do lendário Joaquim da Silva Saldanha (1872/1936), um dos mais importantes, respeitados e temidos fazendeiros do Oeste potiguar do século XX, conhecido por Quincas. 


Sua valentia era tanta, que nem Lampião se atreveu a invadir a Fazenda Amazona, em Janduís, a 286 quilômetros de Natal. 


Conta Nélio Silveira Dias Júnior que antes de invadir Mossoró (1927), o temido cangaceiro “tentou saquear a cidade de Caraúbas e as fazendas da redondeza, mas o Coronel Quincas Saldanha e seus jagunços botaram para correr o Rei do Cangaço”.


Diz que, com a morte de Quincas, a fazenda passou para seu filho Francisco de Paula Saldanha, chamado de Paulo. E depois para o filho Zito. E agora os filhos Paulo, Guilherme (secretário de Agricultura do RN) e Nailka prometem dar continuidade à saga da fazenda centenária.


O velório de Seu Zito acontece na Sala de Velório 02 do Morada da Paz de Emaús.


Nossos pêsames aos familiares.


Em agosto com os filhos Guilherme, Nailka e Paulo

Autor(a): BZN



últimas notícias