22 JAN 2025
Existem partidas que lamentamos muito. Existem partidas que lamentamos ainda mais.
Assim é o sentimento da ida do querido médico nefrologista José Euber Pereira Soares, nesta terça-feira (21), aos 80 anos.
Um médico dedicado a salvar vidas e proporcionar o máximo de conforto aos seus pacientes nessa especialidade tão importante e delicada, que trata do diagnóstico e do tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.
Dedicou mais de 50 anos à profissão que tanto amava. E à família bela que constituiu: sua elegante esposa Kátia, seus queridos filhos Ticiana e Mário Felipe, que segue os passos do pai na medicina.
Filho do município potiguar de Cerro Corá, membro das tradicionais famílias Pereira de Araújo e Soares, José Euber formou-se em Medicina pela UFRN em 1969.
Em memória do seu filho Mário Nóbrega, que faleceu aos seis meses, há 47 anos, após uma cirurgia, ele implementou na sua Clínica CDR Natal o único espaço para o tratamento para crianças com a presença de pediatra nefrologista durante todo procedimento. Disse ele certa vez ao mostrar uma criança feliz que fazia hemodiálise na sala especial: “Aí eu prometi que um dia iria oferecer a outras crianças a mesma oportunidade que meu filho teve no passado”.
No dia em que completou 80 anos, no dia 23 de março de 2024, quando já estava em tratamento da doença que o acometeu, o filho Mário postou fotos e escreveu:
- E lá se vão 80 anos... 29.220 dias dedicados à família, aos amigos e à medicina. Afinal, deixou um legado por ter sido o "Zero Um" da Nefrologia do Estado, com mais de 4.000 alunos formados entre 1974 e 2014 pela UFRN. Há exatos 10 anos você foi obrigado a se afastar do HUOL pela compulsória, lembra??? Foi um dia muito triste. Mesmo assim muitas vidas continuaram sendo salvas nas urgências com seus cateteres milagrosos passados em poucos minutos (ele não permitia que o paciente sentisse dor tamanha rapidez no procedimento).
Meu pai amado, é difícil fazer uma timeline sua com apenas 10 fotos. Você sempre foi intenso em tudo o que fez e sempre será lembrado pela sua bondade, caráter e consideração a todos. Sei que a vida te pegou um peça recentemente e te limitou fisicamente, mas sua memória continua ligada em 330v. Zezão, sou eternamente grato por tudo que você me ensinou e quero passar isso adiante. Um mestre como você é para poucos. Hoje é um sábado, que para mim sempre foi um dia especial. Lembra quantos deles fomos juntos ao Clube de Radioamadores ??? Você sempre chegava brincando com todos os amigos que ainda vivem e que já se foram. Mais adiante, depois do Scotch subir na cabeça, cantava "Marina" e fazia Dorival Caymmi sentir uma inveja sem tamanho de você.
Tempos que não voltam e estão "chipados" em minha memória. Adquiri uma sensibilidade musical considerável graças a você que abominava os "ruídos" tocados à época e faziam enorme sucesso para a massa. Obrigado por me colocar no caminho certo, desde o dia que me mostrou o artista, segundo as suas palavras, que mais perto chegou de Deus (Richard Wagner), com a sua famosa "Die Walküre". Me fez adotar a 4ª arte como um hobby.
E até hoje faço questão de buscar novos "lançamentos de campanha" cada vez mais difícil devido a estraga prazeres da lA...
Meu mestre, obrigado por tudo. Sou seu fã de carteirinha. Vamos aproveitar seu dia!!!
Beijos do seu filho amado.
Autor(a): Eliana Lima