Mundo

Partiu Robert Redford, lenda da beleza e do cinema americano

16 SET 2025

Foto: Wikimedia Commons

O cinema mundial se despede de um de seus maiores ícones. Robert Redford, ator, diretor e produtor, morreu aos 89 anos, em sua casa nos arredores de Provo, no estado de Utah, enquanto dormia, segundo o NYT.

Símbolo de elegância, carisma e talento, Redford marcou gerações com papéis memoráveis em filmes como Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976). A minha geração muito se lembra de Proposta Indecente (1993), com Demi Moore.

Dono de uma filmografia brilhante, também brilhou atrás das câmeras: venceu o Oscar de melhor diretor por Gente como a Gente (1980) e foi indicado novamente por Quiz Show – A Verdade dos Bastidores (1994).

Mais do que astro de Hollywood, Redford deixou sua marca como fundador do Sundance Institute e do Festival de Sundance, hoje um dos mais importantes espaços de valorização do cinema independente no mundo. Sua visão ajudou a lançar carreiras e renovar a linguagem do cinema contemporâneo.

Comprometido também com causas ambientais e sociais, Redford sempre utilizou sua visibilidade para defender a natureza e a cultura. Ao lado da esposa, Sibylle Szaggars Redford, e das filhas, cultivou uma vida que equilibrava a paixão pelo cinema com o ativismo e a arte.

Autor(a): BZN



últimas notícias