Política

Paulo Guedes defende acelerar a venda de ativos imobiliários

29 ABR 2020

O Twitter do Ministério da Economia postou o vídeo da live do ministro Paulo Guedes em que explica sobre os imóveis da União e a importância urgente da venda para ajudar a reduzir a dívida pública.

Disse:

- O Brasil tem ativos imobiliários que chegam a mais de R$ 1 trilhão de valor. Se acelerarmos a venda de imóveis, podemos reduzir bastante a dívida pública.

Está prevista para votação, hoje (29), a Medida Provisória 915, que aprimora a legislação vigente ao prever, por exemplo, a venda de imóveis da União em lotes, a automatização do processo de remição de foro e a possibilidade de corretores participarem dessas vendas.

Guedes defende que a medida é fundamental para o equilíbrio das contas públicas, que irá diminuir os custos do Estado e promover uma fonte de receita alternativa no momento de retomada da economia, já que facilita a venda de imóveis que não têm uso para a administração pública.

Secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU/ME), Fernando Bispo explica:

- São bens cuja manutenção traz gastos para o Estado e que podem nos gerar receita.

Lista

Em todo o país, 750 mil imóveis são de propriedade da União. Os bens vão desde os inalienáveis, como as praias brasileiras, que não podem ser vendidas e devem ter livre acesso do público, até apartamentos e fazendas que foram apreendidos por serem frutos de ilícitos como o tráfico de drogas, por exemplo. 

Destacou Bispo:

- Com a ajuda da MP, estamos saindo de uma cultura de acúmulo de imóveis para gerar recursos e produzir riquezas, invertendo a espiral negativa que temos hoje.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias