14 AGO 2024
Genuinamente potiguar, a A.Gaspar tem reconhecimento nacional na construção de pontes. É dela, por exemplo, o recorde da reconstrução, em sete meses, de uma ponte nos moldes das mais seguras do mundo, no meio da Amazônia, sobre Rio Araguaia, na divisa entre o Tocantis e o Pará, com 1727 metros.
E é a A.Gaspar a empresa vencedora para erguer o Complexo Rodoviário que interligará os municípios paraibanos de Cabedelo, Santa Rita e Lucena - a Ponte do Futuro, com investimentos de R$ 465,5 milhões.
O contrato foi assinado pelo governador João Azevêdo, nessa terça-feira (13), em João Pessoa, e o empresário Arnaldo Gaspar Neto, representante do consórcio liderado pela A.Gaspar, que deve iniciar a obra em cerca de 120 dias.
Declarou o governador: “Esse é um dos momentos mais importantes do governo para iniciarmos essa obra tão importante para a mobilidade urbana da Grande João Pessoa, a partir desse grande complexo rodoviário. Nós teremos a condição de tirar do trânsito urbano mais de 500 caminhões por dia e eu tenho certeza de que essa obra será um marco para a infraestrutura e engenharia da Paraíba”.
Destacou o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga: “Nós vamos criar uma área de expansão para o Porto de Cabedelo e uma área industrial e comercial em Santa Rita, criando um ambiente de desenvolvimento e eu parabenizo o governador pela decisão de fazer a obra, que já tem o dinheiro em conta”.
Explicou o empresário Arnaldo Gaspar: “A partir de agora, nós vamos fazer as sondagens para que possamos fazer os projetos. Nós devemos gerar entre 600 e 800 empregos diretos e isso é um volume financeiro muito grande, além dos equipamentos e materiais e temos a segurança de que vamos cumprir os prazos porque temos a garantia de receber as medições em dia”.
Avanço
As obras Ponte do Futuro começarão no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. São duas pontes. A primeira terá extensão de 2 Km, que ligará a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. Também contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40 m e um mirante. A segunda ponte terá extensão de 420 sobre o Rio da Guia, em Lucena.
O complexo rodoviário contará ainda com o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Autor(a): BZN