08 JUL 2024
Quando as ondas aumentam, as performances dos melhores surfistas brasileiros que estavam na Praia do Pontal, em Baía Formosa, tendem a melhorar, mas o que foi presenciado nesse domingo (7), dia das finais do Pena Pro Baía Formosa 2024, foi espetacular. Recordes foram batidos, com direito a um tubo nota dez do Rickson Falcão, do Rio de Janeiro, e ondas excelentes sendo surfadas uma após a outra.
As quartas de final começaram com baterias com dois competidores no mar em baterias "Surfista x Surfista". O potiguar Adauto Sena garantiu seu lugar na semifinal com um total de 15.70 pontos, sendo a melhor nota das quartas.
Todos queriam ver a festa que seria feita com a vitória do potiguar Adauto Sena, mas quem sequestrou as palmas e admiração de todos que presenciaram a final foi Rickson Falcão. Logo na sua primeira onda, com um combo impressionante de manobras, colocou uma nota excelente (9.0), em sua conta. Adauto tentou reagir, caiu em algumas ondas, e ficou precisando de 8.28 para tomar a liderança. Foi quando veio a onda perfeita. Rickson não hesitou, depois do drop no local certo, imprimiu muita velocidade com manobras sem perder o link, foi projetado para um excelente tubo, desapareceu por completo para logo em seguida aparecer e completar a onda com mais um combo de manobras. Suspense na praia, a torcida de Adauto não acreditava no que já era esperado: a nota dez unânime dada pelos cinco juízes. Premiando o impressionante surfe que o local de Saquarema imprimiu na final. Falcão chegou a esta decisão passando sem alarde pelas baterias iniciais, sem estar na lista dos favoritos ao título, discretamente cresceu no momento certo e foi reverenciado por todos.
O CBSurf Taça Brasil vai agora para Matinhos, no Paraná, onde acontecerá a quinta etapa válida pelo circuito de acesso ao Dream Tour, a primeira divisão do surfe nacional de 5 a 8 de agosto.
Autor(a): BZN