Economia

Pequenos negócios somam mais de 66% das vagas criadas no RN em maio

29 JUN 2022

Foto: ASN RN

Novo levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indica que de cada dez novas vagas de emprego abertas no Rio Grande do Norte em maio, pelo menos seis foram criadas pelos pequenos negócios potiguares. 

"No quinto mês do ano, o segmento foi responsável por um saldo de 2.344 postos de trabalho com carteira de trabalho. Isso equivale a 66,6% do saldo total de novos empregos gerados em maio no estado, mais que o dobro do quantitativo gerado pelas médias e grandes corporações, que tiveram no período um saldo de 1.180 empregos", informa a Agência Sebrae (ASN) no RN.

De acordo com os dados, o RN contabilizou saldo positivo de 3.519 novos postos de trabalho, resultado de 17.272 admissões e 13.753 desligamentos.

As microempresa seguraram os índices de geração de postos de trabalho ao longo do ano. Os negócios desse porte foram os únicos a não registrar perdas de vagas entre janeiro e maio. "As médias, grandes e até mesmo as pequenas empresas fecharam algum mês de 2022 com saldo negativo de criação de vagas. Juntos, os pequenos negócios – a junção de microempresas e pequenas empresas – acumulam neste ano um saldo de 6.949 vagas criadas. No entanto, esse volume é 41% menor que o registrado no mesmo intervalo do ano passado, quando o saldo ficou em 11.795 vagas".

Médias

O saldo acumulado de novos empregos nas médias empresas potiguares até maio é de -1.867 vagas, fruto de sucessivos encerramentos de postos de trabalho em 2022 pelo segmento. "O desempenho de geração de empregos cinco meses nas grandes empresas é ainda menor, com uma perda de 2.813 vagas . Devido a esses baixos resultados, mesmo o saldo final em maio ter sido superior a 3,5 mil vagas, não foi suficiente para suprir as vagas perdidas e o saldo geral de empregos acumulado no RN até agora é de 2.297 vagas – menos da metade do que foi acumulado em igual período do ano passado: 5.089 vagas".

A ASN informa mais

- No geral, as novas vagas criadas em maio foram maiores no setor da construção civil responsável por abrir 1.174 novas vagas. O segundo setor que mais gerou emprego foi o de serviço com 1.082 vagas abertas. A indústria e o comércio abriram respectivamente 804 e 469 novos empregos no mês. O setor agropecuário registrou uma queda de 10 vagas. Com isso o Rio Grande do Norte ocupou a quinta posição no ranking de saldo de empregos na região Nordeste.

- Avaliando onde foram criadas as novas vagas por municípios potiguares, o Mapa do Emprego revela que Mossoró foi a recordista de criação de empregos em maio com um saldo de 1205 novas vagas, da Capital, que gerou 1016 novos postos de trabalho. São Gonçalo do Amarante abriu outros 250 vagas. Baia Formosa mais 225 e Parnamirim 168 vagas. Por outro lado, houve encerramento de frente de trabalho em Tibau do Sul (-90), Pedro Avelino (-55), São José do Mipibu (- 48), Paraguaçu (- 47) e Baraúna (- 23). Atualmente o Rio Grande do Norte mantém uma massa de empregados da ordem de 441.954 pessoas contratadas com carteira assinada.


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias