06 SET 2023
Pensando em formas de auxiliar familiares e profissionais de saúde na detecção de níveis de vitamina D no organismo de crianças, a médica ortopedista e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGB) da Universidade Potiguar (UnP), Tábata de Alcântara, desenvolveu um aplicativo para celular chamado SunCare.
Devido sua importância e funcionalidade, a ferramenta recebeu o reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), cujo registro de software está inscrito sob o número BR512023002104-0.
Para criar o SunCare, Tábata desenvolveu um software que funciona como um app digital, de fácil uso e que permite calcular a exposição solar segura, minimizando os riscos de câncer de pele e garantindo níveis adequados de vitamina D no público infantil.
Para chegar até o resultado do estudo, a pesquisadora contou com a parceria dos professores orientadores do PPGB/UnP, Amália Rêgo, Giuliani Paulineli Garbi e Jan Erik Mont Gomery da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Funcionalidade
Após instalar o aplicativo no celular, a criança, com a ajuda de um responsável, seleciona um avatar que corresponde à sua tonalidade de pele e indica a vestimenta em uso no momento.
O aplicativo utiliza o GPS do dispositivo para enviar a localização atual a um banco de dados que disponibiliza o índice UV da área naquele momento. Com base nessas informações, o aplicativo determina o tempo apropriado de exposição solar e exibe essa recomendação ao usuário.
O app ainda está em fases de testes, mas a equipe acredita que o SunCare vai preencher um gargalo no mercado, que não desenvolve mecanismos e ferramentas que medem os níveis de vitamina D no público infantil, nem indicam o tempo e a forma adequada de exposição ao sol, que é uma fonte de vitamina gratuita e bastante disponível, principalmente em regiões com predominância solar.
“A vitamina D é extremamente importante para a saúde humana, principalmente para o sistema muscular esquelético. O SunCare é um meio prático e eficaz de garantir necessidades diárias, auxiliando os pais na manutenção da saúde de nossas crianças”, pontua Tábata.
Autor(a): BZN