Automotivos

Pesquisadores desenvolvem dispositivo que promete reduzir mortes em vítimas de acidente automobilístico

13 JUN 2022

Foto: Divulgação

Uma nova tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Norte promete reduzir mortes em acidentes automobilísticos. O "instrumento de drenagem torácica com válvula", desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB-UnP), agiliza o tratamento do quadro de pneumotórax hipertensivo, que costuma levar ao óbito vítimas de acidentes automobilísticos.

O pneumotórax hipertensivo reside em um acúmulo de ar que comprime os pulmões, causando insuficiência respiratória e, muitas vezes, óbito. A principal vantagem da inovação é a praticidade do tratamento da condição em ambiente pré-hospitalar, uma vez que, por meio de sinal sonoro, o grau de resolução do quadro é indicado ao médico socorrista.

As etapas de ideação, modelagem e prototipagem foram conduzidas pelo cirurgião torácico e doutorando do PPGB - UnP, Hylas Ferreira, e pelos professores Irami Araújo Filho e Francisco Irochima.

“Foi desenvolvido um produto minimamente viável para a validação do conceito, utilizando processos sofisticados de impressão 3D associados a outros métodos inovadores. Assim, chegamos a uma solução prática que conta com um sinal sonoro que indica ao médico socorrista o grau de resolução do pneumotórax. É um procedimento que pode ser feito ainda no ambiente pré-hospitalar”, explica Hylas Ferreira.

A próxima etapa do projeto será a busca por parceiros para melhorias industriais e comercialização, oferecendo ao mercado um dispositivo capaz de salvar vidas. "Buscamos transformar problemas reais da sociedade em soluções inovadoras e acessíveis", destaca Irami Araújo Filho. Já Francisco Irochima comemora: "Esse é o verdadeiro papel da universidade. É isso que trabalhamos no nosso programa".

Autor(a): Redação



últimas notícias