04 MAI 2020
A Petrobras bate mais um recorde de exportação. No mês de abril exportou nada menos que 30,4 milhões de barris de petróleo, o que equivale a 1 milhão de barris vendidos ao mercado internacional por dia.
O volume em abril é 145% superior ao comercializado internacionalmente em abril de 2019. O recorde anterior era de 771 mil barris por dia, alcançado em dezembro de 2019, informa a companhia.
A lembrar que esse resultado ocorre em período desafiador da economia mundial, com grande redução da demanda global por petróleo e derivados, ocasionada pelo surto do novo coronavírus.
Compradores
A China foi o principal destino de vendas no primeiro quadrimestre de 2020, absorvendo 60% do petróleo exportado, diz a petrolifera.
Além do gigante asiático, a Petrobras usualmente comercializa petróleo para os mercados americano, europeu, indiano e outros destinos na Ásia.
Em tempo
O crescimento nas exportações acompanha tendência observada no primeiro trimestre de 2020, quando as vendas ao exterior tiveram aumento de 25% em relação ao trimestre anterior (4T19).
Autor(a): Eliana Lima
Ministro Barroso se manifesta sobre matéria na revista The Economist sobre Mora
20 ABR 2025