Polícia

PF apreende no aeroporto de Fortaleza 1,3 mil kg de cocaína em jato privado. Piloto e passageiro foram presos

04 AGO 2021

Foto: PFCE

Policiais federais abordaram nas primeiras horas da manhã de hoje (4), por volta da 5h, três tripulantes e um passageiro que estavam em uma aeronave Gulfstream, conhecida como jato executivo para todas as distâncias, com bandeira turca.

Avião que dias atrás aterrissou em solo cearense e foi para Ribeirão Preto (SP). A PF já estava investigando por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal do Ceará.

No retorno da cidade paulista, a aeronave teve que aterrissar em Fortaleza para os procedimentos obrigatórios para saída oficial do País.

A PF entrou e fez a abordagem. Estavam um passageiro espanhol, das Astúrias, e três  tripulantes turcos. Na aeronave, 24 malas, cada com 50 tabletes de cocaína pura, que somaram 1.034 kg. A droga foi embarcada em Ribeirão Preto, com destino a Bruxelas, na Bélgica.

Foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas o espanhol, de 60 anos, e o comandante da aeronave, 48 anos. No momento estão sendo ouvidos a aeromoça e o copiloto, todos turcos, informou em coletiva de imprensa o delegado Alan Ramos.

Foram apreendidos a aeronave, celulares e documentos. As investigações continuam com a análise desse material.

Em tempo

Quando os policiais desceram da aeronave para fazer contato com o efetivo do aeroporto, os tripulantes e o passageiros tentaram fugir, levantando a escada e ligando o motor. Foram cercados por policiais com armas em mira e abortaram a tentativa.

A PF tem 30 dias para concluir a investigação e encaminhar para a Justiça Federal. As embaixadas da Espanha e da Turquia no Brasil já foram comunicadas sobre o ocorrido. A apuração é para chegar ao destinatário em Bruxelas e ao fornecedor no Brasil.

É a segunda apreensão de drogas no aeroporto da capital cearense em pouco mais fe uma semana. A anterior, segunda-feira passada (26) iria para Cabo Verde, na África, com 64 kg de cocaína escondidos em furadeiras. O alerta foi dos cães farejadores que atuam com a PF no aeroporto.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias