16 ABR 2025
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Uiraçu – Fase IV, com o objetivo de combater o armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil no Rio Grande do Norte.
Durante a ação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara Federal/RN, em uma residência localizada no bairro Quintas, na zona Oeste de Natal. No local, foram apreendidos um aparelho celular e mídias digitais, que serão analisados pela perícia técnica da corporação.
A operação faz parte de uma série de ações sistemáticas da PF no enfrentamento aos crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, considerados crimes hediondos pela legislação brasileira. O crime de armazenar ou manter, por qualquer meio, imagens de abuso sexual infantil está tipificado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo 241-B.
O nome da operação, “Uiraçu”, remete a uma ave de rapina endêmica da América Central e América do Sul, conhecida por sua agilidade, garras potentes e visão apurada.
Autor(a): BZN