27 DEZ 2023
A Polícia Federal prendeu, na tarde dessa terça-feira (26), em um condomínio de Foz do Iguaçu (PR), um dos maiores narcotraficantes do Uruguai, foragido da Justiça paraguaia, com mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro decretado em março de 2022.
Desde que sua Difusão Vermelha foi registrada junto à Interpol, Diego Nicolás Marset Alba, irmão do narcotraficante Sebastián Marset, vinha se escondendo em diferentes países da América do Sul.
O irmão Sebastián é homem mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas e que atuava como intermediário deste em “constantes viagens da Bolívia para o Paraguai para garantir as transações ilícitas do irmão e os pagamentos necessários a organizações criminosas fornecedoras de drogas”, informa a PF.
Diego veio ao Brasil para acompanhar o nascimento do seu filho com mãe boliviana.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF (CGCPOL/DCI).
O preso foi identificado na Operação A Ultranza Py, com alvo no envio de entorpecentes da América do Sul para a Europa.
Os irmãos “integrariam o grupo criminoso Primer Cartel Uruguayo, de forte poder financeiro, a ponto de cooptar agentes que atuavam na Interpol paraguaia, três deles presos no final de novembro, segundo o Ministério Público daquele país. O que segue foragido é procurado por agências como Europol, DEA e a própria Interpol”, detalha a PF.
Autor(a): BZN
Revista BZZZ: mesas tradicionais e modernas por seis nomes elegantes de Natal
16 JAN 2025